ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Prefeitura também manda telefonias retirarem torre dentro de 30 dias

Paula Maciulevicius | 30/08/2012 11:49

A licença foi cancelada nesta semana; estrutura pertence à operadora Vivo e compartilha o sinal com a Tim, Claro e Oi, todas foram notificadas

A medida é uma tentativa de coibir os crimes que são comandados de dentro da prisão, com o uso de celulares. (Foto: Arquivo)
A medida é uma tentativa de coibir os crimes que são comandados de dentro da prisão, com o uso de celulares. (Foto: Arquivo)

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) também notificou as operadoras de telefonia celular para a remoção da torre das proximidades do presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande.

Segundo o Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria, o pedido de retirada é porque a torre não atende à Lei Estadual N°3.365, de 2007 que impede a instalação de equipamentos de transmissão de telefonia celular em áreas públicas e a uma distância de 30 metros de edificações e áreas de acesso e grande circulação.

A Semadur informou que a licença foi cancelada nesta semana. A torre pertence a operadora Vivo e compartilha o sinal com a Tim, Claro e Oi. Todas já foram notificadas. No entanto o prazo de 30 dias passa a contar a partir da assinatura de recebimento das operadoras, que ainda não se manifestou à prefeitura de Campo Grande.

De acordo com a legislação, foi dado o prazo de seis meses para que as operadoras se adequassem. O Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental sustenta que desde o começo do ano estão sendo feitas vistorias e notificações às empresas que descumprem as exigências da lei.

O Campo Grande News tentou contato com as operados, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

Ontem o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, disse que o Governo entrou com ação na Justiça nesta semana pedindo a retirada da torre, com o mesmo argumento, de que o terreno pertence ao Estado.

A medida é uma tentativa de coibir os crimes que são comandados de dentro da prisão, com o uso de celulares, entre eles a contratação de fretes para roubar caminhões e levá-los até o Paraguai.

“Descobri que são instalados em terrenos do Estado, solicitei que o convênio fosse alterado e o meu desejo é de denunciar este convênio sem validade. As concessionárias só se preocupam com lucros e não com a segurança do cidadão”, comentou em entrevista nesta quarta-feira, o secretário Wantuir Jacini.

Em julho deste ano, o Governo do Estado ingressou na Justiça contra operadoras de telefonia móvel, pedindo o bloqueio do sinal de celular em presídios de Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário Jacini, a medida foi tomada após as operadoras se negarem a atender a solicitação do bloqueio feito anteriormente pela secretaria. Por contrariarem o pedido já feito anteriormente, as operadoras seriam responsabilizadas pelos crimes que teve mando de dentro dos presídios.

A lei estadual em que a prefeitura se baseia determina ainda que as operadores que não se adequarem estão sujeitas à multa de R$ 10 mil na primeira autuação e podem ter o valor dobrado, na segunda atuação e que se houver uma terceira, a Prefeitura pode solicitar à Polícia a lacração da torre.

Nos siga no Google Notícias