ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Tempestade 'surpresa' foi resultado de forte calor, umidade e ventos

Fernando da Mata | 03/04/2012 11:36

Restos da árvore que caiu durante temporal na Afonso Pena (Foto: Marlon Ganassin)
Restos da árvore que caiu durante temporal na Afonso Pena (Foto: Marlon Ganassin)

A tempestade que caiu em Campo Grande e municípios da região central e oeste de Mato Grosso do Sul, na tarde de segunda-feira (2), foi provocada pela junção de três fatores.

Segundo o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrão Filho, a combinação de calor, umidade e o padrão de ventos nos níveis mais elevados da troposfera favoreceram a formação de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva em áreas das regiões central e oeste do estado.

Abrão ressaltou que, para um temporal, basta que haja vários dias com temperaturas altas e a combinação com os outros fatores citados, independente de mês ou estação do ano.

Do início da tarde até o começo do temporal, por volta das 16h30, a temperatura caiu de 36°C para 24°C. Na Capital, foram 37,2 mm de chuva acompanhada por queda de granizo no sul e sudeste da cidade. Entre a área central e o Parque dos Poderes, o índice de precipitação foi de 10,2 mm.

De acordo com a Uniderp/Anhanguera, a tempestade gerou fortes ventos, que chegaram a quase 70 km/h (69 km/h entre a rua Ceará e a avenida Eduardo Elias Zahran, entre 44 e 53 km/h entre a Avenida Afonso Pena e o Parque dos Poderes).

As regiões norte e oeste de Campo Grande não registraram chuva e os ventos ficaram entre 35 km/h e 42 km/h.

O temporal provocou vários transtornos na cidade, como queda de árvores, rompimentos de cabos de energia elétrica, alagamentos e desligamento de semáforos. O trânsito ficou tumultuado em várias áreas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, desde às 16h30 de segunda-feira (2), foram registradas 43 quedas de árvores, concentradas principalmente no Centro e no bairro Amambaí.

Uma das ocorrências foi registrada na avenida Afonso Pena, entre a rua Vasconcelos Fernandes e avenida Ernesto Geisel. No local, uma árvore de grande porte caiu no canteiro, derrubou a fiação e interrompeu o trânsito na principal avenida da cidade. Quedas de árvores também causaram transtornos no cruzamento das ruas Rui Barbosa e Hélio de Castro Maia e na Spipe Calarge, onde um veículo foi atingido em frente a um residencial.

Em vários pontos da cidade, de acordo com a Enersul, faltou energia. De acordo com a concessionária, foram cerca de 200 chamados, 150% a mais do que em um dia normal, e a situação está totalmente normalizada. Alagamentos foram registrados na área central e no bairro Jockey Club.

Imagem impressionou internautas. (Foto: Reprodução Facebook)
Imagem impressionou internautas. (Foto: Reprodução Facebook)

Tornado? - Internautas compartilharam na rede social Facebbok a imagem de uma nuvem em forma de funil sobre o céu de Campo Grande, na tarde de segunda-feira (2).

O meteorologista Natálio Abrão esclareceu que o fenômeno registrado não era um tornado. “Uma nuvem gerou um princípio de tornado, mas não é completo por não atingir o chão”. Tecnicamente, esse tipo de fenômeno é chamado de nuvem-funil.

Corumbá - O vendaval em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, chegou a 74 km/h e causou inúmeras quedas de árvores.

Segundo a Uniderp/Anhanguera, a chuva registrada foi de 31,8 mm entre às 17 e 18 horas de segunda-feira, correspondendo a 38,4% da média histórica para o mês de abril, que é de 82,9 mm.

Nos siga no Google Notícias