ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Terceirizados ainda não receberam e creches funcionam parcialmente

Na unidade da Vila Margarida apenas a pré-escola está funcionando

Yarima Mecchi, Julia Kaifanny e Willian Leite | 10/11/2016 08:03
Pais tiveram que voltar para casa com os filhos. (Foto: Willian Leite)
Pais tiveram que voltar para casa com os filhos. (Foto: Willian Leite)

Funcionários da Seleta (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) que prestam serviço para a Prefeitura de Campo Grande continuam sem receber os salários de outubro. Com isso, a paralisação parcial que começou na quarta-feira (9) continua nesta quinta-feira (10) em parte dos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) da cidade.

O Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social) e a Prefeitura não divulgaram a abrangência da greve. Segundo a vice-presidente da entidade, Elenir Leite, como o município ainda não pagou a organização, por isso não houve pagamento dos terceirizados. "Os da Omep – outra organização que mantém convênio na área com o Executivo Municipal – já foram depositados, mas da Seleta ainda não. Estamos aguardando", declarou.

Como resultado disto, as creches funcionam de modo parcial. Na unidade da Vila Margarida, apenas a pré-escola está funcionando, as crianças do berçário e de até três anos não estão sendo atendidas.

Quem chegou com o filho teve que voltar para a casa com a criança. A auxiliar de limpeza Antônia Costa, de 29 anos, chegou com a filha de três anos, mas não pode deixar a criança.

Ela conseguiu um emprego há um mês e ontem (9) deixou o filho mais velho, de 10 anos, tomando conta do mais novo durante meio período e faltou o outro período. "É tão difícil arrumar emprego e agora acontece isso".

Joilson Duran, de 28 anos, pedreiro, também foi levar o filho de três anos e foi informado que não poderiam receber a criança. Ele sustenta a casa sozinho, disse que vai ter que ir na casa da mãe em outro bairro ver se ela está em casa e pode ficar com o neto senão vai ter faltar o emprego.

Unidades - A equipe de reportagem visitou os Ceinfs do bairro Aero Rancho, Vila Nhá-Nhá e Vila Afonso Pena Júnior. No Aero Rancho a diretora informou que estava funcionando normalmente.

No caso da Nhá-Nhá diretora disse que estão funcionando, mas que alguns funcionários da Seleta não foram trabalhar porque não receberam e dão autonomia para eles. Ela afirmou que fez remanejamento dos funcionários que estão trabalhando.


Já na unidade da Vila Afonso Pena ninguém atendeu o interfone e um aviso está colado na entrada avisando que não vão funcionar por causa da greve dos servidores da Seleta.

Pais encontraram Ceinfs paralisados e voltaram com filhos. (Foto: Willian Leite)
Pais encontraram Ceinfs paralisados e voltaram com filhos. (Foto: Willian Leite)

Greve - Ontem os funcionários da Omep e da Seleta paralisaram suas atividades por causa da falta de pagamento. Eles alegam que todos os meses o salário está sendo pago com 10 a 15 dias de atraso e com isso o vale o transporte também. O advogado que representa as organizações, Laudson Cruz e Ortiz, disse que é comum o atraso no pagamento e que a demora tem sido cada vez maior.

Ainda de acordo com Ortiz, o convênio com a prefeitura tem como regra o depósito até o segundo dia útil de cada mês, mas que isso nunca foi cumprido. "Eles sempre depositavam no quarto dia útil".

Nos siga no Google Notícias