ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

TJ manda dona de terreno invadido indenizar casal que construiu casa no local

Viviane Oliveira | 22/07/2011 17:57

Em decisão unânime os desembarcadores da 4ª Turma Cível negaram à apelação feita por uma mulher contra sentença que julgou parcialmente procedentes os pedidos da ação reivindicando a restituição de posse de bem do imóvel e também a indenização pela residência construída.

De acordo com o inquérito a mulher é proprietária de um terreno localizado no bairro Nossa Senhora das Graças e que, há menos de um ano, um casal invadiu o imóvel e construiu uma residência.

Por isso a proprietária entrou com uma ação reivindicando a posse de imóvel do qual afirma ser legítima proprietária.

Na defesa os acusados alegaram que o terreno estava abandonado e que utilizavam para a plantação de mandioca, mas que em 2002, teriam construído uma casa, e para lá mudaram com os filhos. Segundo eles, nunca foram procurados pela proprietária do terreno.

O juiz em primeira instância decretou a restituição do terreno para a proprietária, porém a condenou ao pagamento de indenização pela residência construída pelo casal.

O magistrado entendeu que eles deveriam ser indenizados, já que a proprietária ficou longe do imóvel por aproximadamente quatro anos. Segundo o juiz, o casal não teria como distinguir entre abandono e ausência.

Inconformada com a sentença, a proprietária interpôs recurso de apelação argumentou a incorreção do direito à indenização e a retenção das construções no terreno, pela constatação de má-fé do casal.

O relator do processo, Des. Ruy Celso Florence, entendeu que para o casal tratava-se de um imóvel abandonado, passível de ocupação sem formalidade.

Nos siga no Google Notícias