ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

TJ manda Olarte substituir chefe do Gaeco por outra testemunha

Flávio Paes | 23/11/2015 20:40
Tribunal garante a participação de Marcos Alex na audiência de instrução e julgamento (Foto:Arquivo)
Tribunal garante a participação de Marcos Alex na audiência de instrução e julgamento (Foto:Arquivo)
Olarte e outros acusados vão prestar depoimento na sexta-feira (Foto:Arquivo)
Olarte e outros acusados vão prestar depoimento na sexta-feira (Foto:Arquivo)

O desembargador Romero Osne Dias Lopes (relator revisor da seção criminal do Tribunal de Justiça), negou o pedido da defesa do prefeito afastado Gilmar Olarte (PP) que pretendia arrolar como sua testemunha de defesa o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), no processo em que é acusado de corrupção passiva.

Os advogados de Olarte também pretendiam impedir o promotor de participar da audiência de instrução e julgamento prevista para a próxima sexta-feira às 9 horas da manhã.  Marcos Alex foi justamente quem comandou as investigações que resultaram no afastamento de Olarte do comando do Executivo Municipal e levaram a decretação da prisão temporária de Gilmar por cinco dias para prestar depoimento.

Em seu despacho, o desembargador além de determinar a exclusão do promotor do rol de testemunhas arroladas por Olarte e mais dois réus no processo por corrupção passiva - Ronan Edson Feitosa de Lima e Luiz dos Santos Feliciano – na audiência prevista para a próxima sexta-feira (27) – dá prazo de três dias para indicação de nova testemunha.

O desembargador também negou o pedido da defesa que pretendia impedir o promotor de participação da audiência de instrução programada para a próxima sexta-feira . Com a decisão, Marcos Alex vai participar da audiência em cumprimento  a designação do Procurador-Geral.

Acabou prevalecendo a tese do procurador-geral de Justiça, Humberto Brittes. O promotor não poderia atuar como testemunha, por ser parte do processo. Foi ignorado o entendimento da defesa de Olarte, de que a participação de Marcos Alex seria ilegal, já que o promotor não poderia atuar no âmbito do Tribunal, onde a atribuição seria de um procurador.

AudiênciaGilmar Olarte, Ronan Edson Feitosa de Lima e Luiz Márcio dos Santos Feliciano e 29 testemunhas serão ouvidos a respeito da investigação do caso de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A audiência foi marcada para a próxima sexta-feira ( 27) pelo desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva.

Olarte e o ex-assessor , Ronan Edson Feitosa de Lima, investigado por corrupção passiva, e Luiz Márcio dos Santos Feliciano, por lavagem de dinheiro, também prestam depoimento no mesmo dia, a partir das 9h.

Nos siga no Google Notícias