ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

TJ mantém custódia de presos de Mundo Novo à policiais civis

Paula Maciulevicius | 20/07/2011 17:08

Sindicato entrou com ação pedindo a inexistência de dever funcional em custodiar presos

O Tribunal de Justiça negou a ação interposta pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul que pedia que fosse reconhecida a inexistência de dever funcional dos policiais civis da Comarca de Mundo Novo em custodiar os presos das unidades em que estão lotados.

Em primeira instância, o magistrado negou o pedido sob a alegação de que consta na lei estadual como atribuição da polícia civil, a preservação da ordem e segurança pública, isenção das pessoas e do patrimônio de perigo, bem como concorrer na execução de outras políticas de defesa social.

Para o relator do processo, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, a custódia de presos, provisórios ou definitivos estaria prevista na citada lei e ressalta que tal encargo pertence aos agentes penitenciários estaduais, apesar de não lhe ser designado de maneira exclusiva.

O desembargador ressaltou ainda as deficiências do sistema prisional, dizendo faltar às delegacias de polícia a estrutura necessária para a custódia de detentos, e a seus policiais civis a preparação adequada para o exercício.

No entanto, o relator do processo destacou a necessidade de priorizar a sociedade, já que o benefício de uma classe não pode se sobrepor ao interesse coletivo e enfatizou que o que não se pode admitir. “Deixar a sociedade indefesa, na ausência de locais e servidores específicos para o cuidado daqueles que infringem as regras de convivência coletiva”, diz.

O desembargador considerou que mais justo que esse pleito do sindicato fosse resolvido na esfera administrativa, especificando a função tanto do policial civil quanto do agente penitenciário na questão de prestar guarda àqueles que estão presos provisoriamente nas delegacias de polícia.

Nos siga no Google Notícias