A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

17/06/2011 16:25

Justiça mantém em concurso candidato a bombeiro reprovado por causa do peso

Marta Ferreira
Leonardo diz que o fato de ter passado em provas físicas prova que tem condições de exercer a função. (Foto: Marcelo Victor)Leonardo diz que o fato de ter passado em provas físicas prova que tem condições de exercer a função. (Foto: Marcelo Victor)

Durante três meses, no ano passado, o vendedor Leonardo Rodrigues de Oliveira, 29 anos, parou de trabalhar para se preparar ao concurso para entrada no Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, como soldado. Passou na prova objetiva, foi aprovado no psicotécnico, mas foi reprovado no exame médico, por ser considerado acima do padrão de peso exigido.

Leonardo não se conformou. Foi à Justiça e conseguiu liminar permitindo fazer a próxima fase do processo seletivo, o exame físico, com provas como corrida, flexão e barra fixa. Leonardo passou e agora está aguardando ser chamado para a formação como soldado dos bombeiros.

Mas ele ainda não tem certeza se vai mesmo poder entrar na Corporação, porque o caso ainda não teve definição da Justiça. O governo do Estado recorreu e o julgamento está previsto para a semana que vem na 3ª Turma Cível do TJ (Tribunal de Justiça).O colegiado vai decidir se mantém a liminar, ou se derruba a decisão, o que excluiria Leonardo do concurso.

Critério questionado- Se essa última decisão prevalecer, será por conta de um número, o chamado IMC (Índice de Massa Corpórea), fórmula matemática criada em 1835 pelo matemático estatístico e Lambert Adolphe, relacioando a altura e o peso de uma pessoa.

Esse é, até hoje, o critério mais usado para definir se uma pessoa tem peso normal ou está obesa. O índice de Leonardo à época do concurso foi de 35, que, conforme a tabela do Índice, é considerado obesidade. Pelas regras do concurso, ele poderia ter, no máximo, 28 de IMC.

Leonardo já obteve mais de uma decisão favorável e em todas elas, foi acatado o argumento de que, embora haja lei estadual exigindo o exame antropométrico e estabelecendo os limites de peso, o IMC não pode servir de parâmetro exclusivo para aferição do nível de obesidade dos candidatos.

O candidato afirma que o fato de ter cumprido todas as provas físicas, com nota superior ao mínimo, já é uma prova de que o critério é “furado”. O mínimo exigido era de 161 pontos e Leonardo diz ter feito mais de 200 pontos.

Para o advogado dele, Paulo Belarmino, além da exigência ser inconstitucional, o critério utilizado é questionado até por profissionais de saúde como parâmetro único.

Leonardo afirma que ser bombeiro é um objetivo de vida. “É um sonho vestir a farda. Se conseguir entrar, quero crescer lá dentro”.



Alguém por favor teria o texto da ação? Ou quais pontos da constituição o advogado dele citou pra entrar com a ação? meu e-mail é rudny.mca@gmail.com, se alguém puder ajudar, serei eternamente grato! Meu caso é muito parecido com o dele, inclusive tenho bem mais massa magra que ele e menos gordura, mas o IMC está apontando 29,5 e tenho risco de ser reprovado, mesmo sendo capaz de fazer todas atividades (exceto a corrida) com nota máxima.
 
rudny marcelo caetano dos anjos em 18/02/2014 15:55:18
Acho que é unânime que se fez uma injustiça, mas também quero dar a minha palhinha. Há um atleta de força chamado Mariusz Pudzianowski. Ele tem 1,86m e 123kg. Se calcular o IMC, dá 36, obeso mórbido. Agora procurem uma foto dele na net. Não tem uma gota de gordura no corpo. Qualquer profissional de nutrição e educação física sabe que o IMC deve ser usado muito limitadamente e com muita cautela. Nunca deveria ser usado como índice em um concurso público, por motivos óbvios. Até agora não vi ninguém que concorde com essa (corrigindo, vi o comentário da Ana Maria da Rosa, mas acho que meu exemplo pode esclarecê-la). Ou seja, até um leigo vê o óbvio. Os 'entendidos' da comissão do concurso deveriam parar e pensar no papelão q estão fazendo por preguiça de pensar.
 
Obiratan Lívio em 18/07/2011 06:47:21
Parabens.... Prova que você tem muita coragem para enfrentar o sistema!
 
Marcia L. Paulo em 18/06/2011 12:50:23
Critério ridículo desse concurso. As corporações militares tentam mostrar que possuem excelência física, mas não não é o que vemos nos militares da ativa...chega de hipocresia.

Por ter passado nas demais provas é mais um exemplo do quanto esse IMC é furada.

E salvar vidas é técnica e treino.
 
Juarez Souza em 18/06/2011 11:32:30
VAI LÁ E ARRABENTA CONTERRÂNEO, AQUI NO RIO ESTAMOS APOIANDO A LUTA DOS BOMBEIROS,VC É GUERREIRO E DEMOSNTROU ESTAR APTO SEGUE SEUS DIREITOS.. PARABENS !!
SEGUE SUA PROFISSÃO QUE É MARAVILHOSA!
 
DURVINA MONACO SIQUEIRA em 18/06/2011 10:52:22
Gordo?
Pessoal, dá uma olhada na foto, o cara é forte minha gente, existem várias funções dentro da corporação que ele se adaptaria com muita facilidade.
E outra, é exigido da população exames de aptidão física para ingresso na polícia, bombeiros etc, vamos exigir testes de capacidade intelectual para nossos candidatos a cargos do legislativo antes das candidaturas. Será que teriamos muitas reprovações????
 
Zampierry Issler em 18/06/2011 10:17:55
PO O CARA QUER SER BOMBEIRO, E NÃO MODELO.
 
GILBERTO SILVA em 18/06/2011 10:05:46
Deveriam dar chance a ele pois deixando com uma determinada meta de emagrecimento pelo menos ate chegar e manter ao peso da lei , pois é mt lindo esse movimento e totalmente justo ja que passou por todos exames , mas isso pode ocorrer que apos entrar aos bombeiros acomode ou ate mesmo engorde ai sera complicado, mas essa profissao exige folego , e infelismente uma pessoa que tem peso a mais não consegue , não é descriminação nem preconceito, mais é obvio. Mas Boa Sorte e lute pelos seus direitos.
 
Tatiane M. de Oliveira em 18/06/2011 09:49:19
Realmente é discriminação SIM, em 2007 fiz Concurso do Estado de MS e fui reprovado no IMC, Não satisfeito entrei com Mandado de Segurança e retornei ao concurso, depois de alguns meses realizei o TAF fui aprovado e comprovando que era apto para a função, fui convocado para posse Sub-Judíce , assumi a vaga ,saiu a decisão do STJ e hoje sou Servidor Estadual.
 
Luiz Antonio em 18/06/2011 08:40:36
O gay tem apoio (s/preconceito), politicos desonestos são amparados pela lei, o individuo que atua no mundo do crime, tambem tem seus direitos.... estranho né..... um jovem se dedicando para trabalhar honestamente numa corporação onde o objetivo principal é salvar vidas, e por um salario nada atrativo, e encontra este mediocre obstaculo..... poxa, Brasil por favor, o que esta acontecendo neste país???? Sera que o nosso país não esta na contra mão no sentido da humanidade, dos valores para com o próximo???? Torço por você, tenha fé que tudo vai dar certo.
 
Leandro c.r. Oliveira em 18/06/2011 08:34:01
Se ele fosse parente de um GRANDÃO, (POLITICO, AUTORIDADE) certamente já estaria incorporado aos bombeiros... sem preocupação com peso...
Esse é um grande problema que atinge o Brasil...QI...(QUEM INDICA).
A maioria das vagas ou cargos públicos são preenchidos por indicação de medalhões do Estado ou do Município...enquanto quem corre atraz fazendo consursos, quem mostra que é capaz e realmente quer servir com garra e por competencia, fica pra traz...quem consegue por meios legais é minoria!
 
Emerson Roque em 18/06/2011 07:50:10
voces ja viram quantos bombeiros engordam la dentro depois que entram? ja viram quantos policiais antigos gordos? que preconceito e esse contra esse rapaz.
 
marcelo cardoso em 18/06/2011 07:35:35
Realmente ele está fora de forma, notávelmente! Pra subir escadas e correr...não tem condições, esperamos que o TJ faça justiça e tire ele do quadro. Pois não é só passar na prova, pra estar aqui é preciso muito mais que isso, tem q ter vontade e disciplina, o que ele não tem e tá na cara, a proffissão é mais do que pensam as pessoas, é bravura e coragem, se não tiver isso é melhor fazer concurso pra digitador da prefeitura. Um abraço fraterno a ele e espero que seja aprovado pra digitador da prefeitura...;
 
rafael cardoso em 18/06/2011 05:55:51
Sei o que é isto, fiz a ultima academia da Policia Civil durante 7 meses, e uma semana da formatura fui surpreso com o desligamento/exclusão. A alegação seria Nota, porem a minha média foi 84,59, e no edital não se falava de média mínima, porem na Academia falavam que a nota era 70. Diseram que porque tive notas inferiores a 70 em algumas materias por isso reprovaram. VÁRIOS ALUNOS TAMBEM TIVERAM NOTAS INERIORES E JA ESTÃO TRABALHANDO. O interessante é que ganhei a liminar no dia 23/05 e até agora não foi cumprida. SEI O QUE ESTE RAPAZ ESTA PASSANDO, deve ter familia para sustentar, pois eu possuo e abdiquei de tudo para efetuar esta academia, hoje desempregado e a espera de uma solução.
 
ALEXANDRE BORGES DE CARVALHO em 18/06/2011 02:24:02
Não tudo bem....ele está com IMC acima então não entra mesmo. MAS, vão ter que tirar lá de dentro quem estiver acima deste mesmo índice. Será que vai sobrar alguém para nos proteger??????? EDUCAÇÃO, DIETA, CONTROLE RÍGIDO PARA OS BOMBEIROS DA ATIVA. Isso sim é Importante. De que adianta entrar lindo, magro, ágil e deixar se acabar na preguiça da estabilidade do emprego?
 
Aline Silva em 18/06/2011 02:07:14
Nosssa Léo , vc não e obeso !!!e quando for Bombeiro me avisa que é pra eu pula na caixa d'agua e vc vir me salvar kkkkk BOMBERÃO UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, brincadera a parte isso é rídiculo vc vai passar sim!, não podem usar cor , raça, credo e agora se a pessoa e gorda , feia, bonita etc... não é isso que mede a capacidade força ai.
 
sandra lima em 17/06/2011 10:57:00
Leonardo imagino o que vc passou e está passando é um pesadelo. E tudo porque uma pessoa quer trabalhar honestamente e arrumam estes obstácuos absurdos. Com certeza ficarão marcas do sofrimento que passou, mas desejo força para que supere-as e realize seus sonho em trabalhar nesta linda corporação. vc merece porque assim o deseja e foi em busca dos seus ideais. Torço para que a justiça seja feita!!!
 
Sandra Freitas em 17/06/2011 10:18:21
Me desculpe, admiro muito a Corporação de Bombeiros(diga-se que a mais respeitável das corporações) mas não aceitar um candidato porque o seu peso sobrepõe é pra acabar, sendo que o mesmo passou no exame fisico, indica que o peso não esta interferindo na sua agilidade.
Estamos com voce Léo, vai em frente e realize seu sonho.
 
SILVANA MARIA MONTEIRO em 17/06/2011 10:11:57
GENTE NADA CONTRA OS BOMBEIROS,ACHO QUE ELES FAZEM SEU SERVIÇO COM HONRA E MERITO,MAS DESCRIMINAR UMA PESSOA POR ELA SER GORDA MAS ELE NÃO E TÃO GORDO ASSIM,OLHANDO PARA ELE TEM BOMBEIROS QUE ESTÃO EXERCENDO SUA FUNÇÃO E SÃO GORDOS,OU SERÁ QUE A TELEVISÃO E OS JORNAIS ENGANAM?SENHORES DESEMBARGADORES VAMOS DAR O EMPREGO PARA ESTE RAPAZ,NÃO VÃO NA ONDA DOS PODEROSOS.
 
lucia helena DE MORAES em 17/06/2011 09:45:54
Para "Ana Maria":

Acho que você não deve ter lido a integra da matéria, note que o rapaz já passou pelas provas físicas exigidas, e ainda com pontuação bem superior a mínima, vejamos:

(...) conseguiu liminar permitindo fazer a próxima fase do processo seletivo, o exame físico, com provas como corrida, flexão e barra fixa. Leonardo passou e agora está aguardando ser chamado para a formação como soldado dos bombeiros (...)

Esta claro que ele tem condições SIM de salvar vidas, correr e etc...

Leonardo, parabéns pela vitório nesta batalha, sabemos que ainda não venceu a gerra, mas seja perseverante, pois com a graça de Deus e Nossa Senhora vc vai conquistar seu objetivo.

 
Arlindo Camara em 17/06/2011 07:53:55
Foça e Fé porque vc vai conquistar esta meta tudo é possivel para aquele que cre, DEUS te abençoe muito nessa nova carreira de BOMBEIRO.
 
Alex Silva de Oliveira Araujo em 17/06/2011 05:57:30
olhaaaaa que cômico, coitado do garoto, sou nutri e fiz minha monografia no corpo de bombeiros. avaliação nutrcional, engraçado q a maioria dos casos deu sobrepeso e obesidade , esse povo é triste mesmo né...preconceito ridiculo!
 
Carolina Amanda Pereira de Freitas Adrião em 17/06/2011 05:42:25
acho bem ironico isso!
é facil para o governo querer impedir que um candidato nem tão muito gordo faça o curso de formação, hj é bem normal nos depararmos com bombeiros extremamente gordinhos, mas que nem por isso deixam de cumprir sua missão. Deveríamos era valorizar muito mais essa classe que só nos da orgulho, afinal eles são noticias todos os dias, e sabemos que sempre podemos contar com eles em qualquer situação, local ou horario.
 
betania oliveira luz em 17/06/2011 05:31:24
com certeza, vc ira conseguir, porque so quem te acompanhou, sabe o quanto é importante vc entrar para o corpo de bombeiro, o quanto vc se esforçou para isso, e sabe que vc é merecedor, vc conseguiu suas pontuaçoes por merito, em todas as etapas vc foi o melhor, e nao é este "obstaculo" que vai te impedir..... abraços e fé em Deus.. Sua irmã que te admira... beijos.
 
elisandra carla em 17/06/2011 05:25:19
Pela foto acho que ele fará bonito no calendário.....rs.....meus parabéns por lutar pelos seus direitos.....
 
Susylene Araujo em 17/06/2011 05:20:03
Isso sim chamamos de constrangimentos, homofobia, preconceito, discriminação ou qualquer nomenclatura do modismo atual.
vá em frente Leonardo, vc já demonstrou que está apto para a formação na academia e o ingresso para o corpo de bombeiro, será um absurso a rejeição do seu pedido.
ai então podemos confirmar que estamos numa democracia desfarçada, enquanto temos representantes sem total critério de seriedade nos representando, ainda estamos sujeitos a requerer na justiça o direito a ingressar numa corporação mesmo ja aprovado em todas as etapas no concurso.
 
Rodrigo Carvalho em 17/06/2011 05:19:09
não está errado... como pode ser um bombeiro acima do peso, se ele precisa de agilidade para correr, subir locais de dificil acesso, pular, salvar vidas???
se é mesmo o sonho desse rapaz, deveria se esforçar nesse quesito também...
 
Ana Maria da Rosa em 17/06/2011 05:10:19
Engraçado se o cara quer ser bandido é so entrar pro crime que logo tem um monte de aparato e direitos pela lei, agora se o cara quer trabalhar tem um monte de frescura para atrapalhar, gente o cara passou por todos os teste exigidos e agora esta impossibilitado de continuar. sera que gordo nao tem direito, nao come, nao veste,nao vive .pense comigo se o cara for rifado por que é gay, logo aparece um montao de hipócritas dizendo que é preconceito, ( nada contra viu pessoal ) agora rifar um gordo so por ele ser gordo, note bem que ele cumpriu todas as outras exigencias, isto nao é preconceito? que Deus te proteja meu amigo por querer continuar sendo um trabalhador, eu sei bem o que é enfrentar este preconceito.
 
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA em 17/06/2011 04:57:51
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions