ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

TJMS mantem audiência que obriga mulher confirmar denúncia de violência doméstica

Ricardo Campos Jr. | 01/02/2011 13:36

Justiça negou mandado de segurança impetrado pelo MPE

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não acolheu mandado de segurança coletivo proposto pelo MPE (Ministério Público Estadual) que isentava mulheres vítimas de violência doméstica de comparecerem a audiência somente para confirmar se queriam continuar com a ação.

Segundo informações do Ministério Público, alguns magistrados acrescentaram, durante o julgamento que aconteceu às 8 horas da manhã de hoje (1), que o que o Tribunal de Justiça não pode fixar normas de conduta para o magistrado, sob pena de ferir o seu poder de discricionariedade.

Alguns desembargadores entenderam que a decisão é irrecorrível enquanto outros interpretaram a causa como acatável diante de um mandado de segurança individual.

O mandado buscava por fim à audiência agendada somente para que a mulher falasse, diante do juiz, que desejava prosseguir com ação contra o agressor. Entretanto, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) julgou no início do ano passado um recurso que modificou o entendimento da lei Maria da Penha nesse sentido.

Inicialmente foi debatido se a ação por agressão deveria ser condicionada ou não, ou seja, se mesmo com a negativa da mulher em registrar a ocorrência o caso fosse denunciado e julgado. Entretanto, compreendeu-se que tal determinação retiraria o direito de escolha da mulher. Entretanto, quando existe uma denúncia formal feita na delegacia por meio de boletim de ocorrência, compreendeu-se que se trata de uma expressão por parte da vítima em ver o agressor processado.

A audiência agendada para confirmação ocorreria somente quando a mulher, após ter registrado a ocorrência, muda de opinião, ou seja, oscila em sua vontade.

Para o MPE, o processo de registro da ocorrência, exame de corpo de delito e comparecimento a audiência de confirmação é desgastantes psicológico e emocionalmente para a mulher. Contudo, a Vara de Violência Doméstica de Campo Grande agenda audiências do tipo em todas as ações penais.

Nos siga no Google Notícias