ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Tombamento de Canteiro Central da Av. Afonso Pena será homologado

Leonardo Rocha | 08/06/2013 09:14
Bernal vai homologar tombamento da principal avenida de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Bernal vai homologar tombamento da principal avenida de Campo Grande (Foto: Arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou hoje à tarde que irá homologar o “tombamento” do canteiro central e das árvores da Avenida Afonso Pena, pois, segundo o prefeito, esta é uma proposta que ele defende desde a época em que era vereador de Campo Grande. “Afonso Pena sempre foi nosso cartão postal, por isso apoio a idéia”, destacou ele.

O Conselho Municipal da Cultura aprovou por unanimidade esta proposta há dois dias, depois de receber para análise o projeto da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e da Fundac (Fundação Municipal de Cultura). “Nós votamos e aprovamos este tombamento que é legítimo para cidade”, destacou Ângelo Arruda, presidente do conselho.

Ângelo ressaltou que desde 2009 o MPE (Ministério Público Estadual) entrou com uma ação pedindo o tombamento, após entrar em discussão a possível implantação de corredores de ônibus na Avenida, que previam redução do canteiro. “Na época a discussão foi acirrada e por isso o MPE resolveu tomar esta atitude”, explicou.

Em ação paralela, a Fundac também resolveu abrir um processo sobre o local, o que neste momento já não permitia qualquer alteração ou modificação da área. “Depois disto nada poderia ser feito, apesar de que na realidade a história foi outra”, explicou. Arruda menciona o fato da prefeitura de Campo Grande ter implementado uma “ciclovia” no local, o que segundo a Fundac e MPE não eram permitidos. “A justiça deu parecer favorável ao Executivo e as obras continuaram”, lembra ele.

Impedimento – Ângelo ressalta que após o projeto ser homologado pelo prefeito, e publicado em diário oficial, a questão da ciclovia deve ser discutido junto à população e a possível implantação de corredores de ônibus, fica inviável. “Não poderá ser feito, o executivo terá que destinar estas obras para outro local”.

A prefeitura de Campo Grande irá receber do governo federal, R$ 180 milhões advindos do PAC da Mobilidade. Este “montante” seria utilizado para a implantação de novos terminais de ônibus, viadutos e corredores de ônibus. Um dos locais escolhidos era a Avenida Afonso Pena, utilizando parte dos canteiros, com este processo finalizado, o projeto inicial deverá ser modificado.

Nos siga no Google Notícias