ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Totem é retirado da rua da Divisão e reativação depende de avaliação

Amanda Bogo | 14/04/2016 21:10
Totem foi colocado na rua da Divisão para passar por período de testes (Foto: Marcos Ermínio)
Totem foi colocado na rua da Divisão para passar por período de testes (Foto: Marcos Ermínio)

O totem de monitoramento para inibir crimes que estava instalado na rua da Divisão, no bairro Parati, foi retirado após cinco meses no local, quando encerrou o período de teste pelo qual passava. O equipamento ficaria ali entre outubro de 2015 e março deste ano, porém só foi retirado no domingo (10).

A Helper Tecnologia de Segurança, empresa que administra o serviço, disse que tem uma reunião agendada com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para discutir a continuação do projeto.

Caso isso ocorra, 10 equipamentos serão instalados em diversos pontos de Campo Grande. A assessoria de imprensa da Sejusp disse que não tem um posicionamento sobre um assunto, já que é necessário fazer uma licitação para efetuar aquisição de equipamentos.

O sistema de monitoramento que estava no bairro Parati tem quatro metros e possui seis câmeras que armazenam imagens por 30 dias, além de possuir sensor de presença e interfone de emergência. A empresa responsável pelo totem informou que a instalação fez parte de um itinerário onde o objeto é testado em diversas cidades do país.

Emerson Laranjeira é porteiro do condomínio que fica em frente ao local onde o totem foi colocado. Segundo ele, várias ações de violência e trânsito foram coibidas com o sistema de monitoramento.

“Tinha muito assalto naquela região e as pessoas não respeitavam a sinalização de trânsito no local. Com o monitoramento esses problemas diminuíram bastante, assim como o vandalismo”, comenta.

O porteiro contou ainda que dois assaltantes foram capturados com rapidez após assaltar uma senhora que saia de uma lotérica próximo ao local. “Eles passaram e levaram a bolsa da senhora. Ela foi até o totem e acionou o botão do pânico. Os policiais chegaram em cinco minutos para atender a ocorrência, e com as imagens capturadas eles conseguiram prender os ladrões”.

Nos siga no Google Notícias