ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Trabalhadores da construção civil entram em greve na quarta

Lidiane Kober | 17/04/2014 17:44
Trabalhadores são contra reajuste de 5,39% e lutam por aumento de 30% (Foto: Divulgação/Sintracom)
Trabalhadores são contra reajuste de 5,39% e lutam por aumento de 30% (Foto: Divulgação/Sintracom)

Em protesto a recusa de equiparação salarial, os trabalhadores da construção civil de Campo Grande entram em greve, a partir da próxima quarta-feira (23). A categoria pediu 30% de aumento e recebeu dos patrões oferta de 5,39%.

A proposta do Sinduscon-MS (Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Mato Grosso do Sul), não cobre nem sequer a inflação do ano”, criticou José Abelha Neto, presidente do Sintracom CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande).

A categoria, segundo o sindicalista, pede equiparação com os salários pagos pelo mesmo trabalho em outros estados, como São Paulo. Lá, os profissionais da construção civil, recebem até 30% a mais. Neste sentido, há 70 dias, o sindicato apresentou proposta de 30% de reajuste para quem recebe o piso e 15% para quem ganha acima.

“Eles (o setor patronal) não deram bola e só agora apareceram com 5,39%, uma miséria de reajuste”, comentou José Abelha. Segundo ele, na terça-feira (22), o sindicato vai espalhar a decisão de greve, tomada em assembleia-geral, na noite e ontem (16), para deflagrar a greve no dia seguinte.

“A atividade (assembleia) foi marcada pela participação ativa dos trabalhadores, que, durante o debate, rechaçaram as migalhas oferecidas pelos patrões“, relatou o sindicalista. Para reforçar o movimento, o Sintracom vai contar com o apoio de uma central de trabalhadores e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Mato Grosso do Sul, a Fetricom/MS.

Nos siga no Google Notícias