ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Trabalhadores de frigorífico encerram greve após acordo

Vinícius Squinelo | 03/09/2013 20:00

Os cerca de 200 trabalhadores do frigorífico Beff Nobre, localizado no Jardim Carioca, em Campo Grande, encerraram a greve iniciada ontem (2), após firmar acordo com a direção na empresa, durante reunião no MPT (Ministério Público do Trabalho), realizada nesta tarde.

A greve teve momentos de tensão no fim da tarde de ontem, quando houve confronto entre grevistas e a Polícia Militar, e quatro pessoas foram presas. Os grevistas falam em “abuso policial”.

Ao fim da reunião o acordo foi firmado, fixando piso salarial de R$ 800, reajuste linear de 8% com pagamento retroativo à data base, cartão alimentação de R$ 85 e dois sábados sem atividades na empresa, o que vai permitir que os empregados folguem dois sábados por mês, além do domingo, segundo informações da assessoria de imprensa do MPT.

O frigorífico Beff Nobre se comprometeu a não demitir em represália pela participação pacífica no movimento grevista, direito constitucionalmente assegurado aos trabalhadores. Conforme o procurador do trabalho Leontino Ferreira de Lima Júnior, que atuou na mediação, o Ministério Público do Trabalho tem posição institucional de que a demissão por participação pacífica em greve é sempre ilegal, por se tratar de direito social.

O sindicato que representa os trabalhadores e a empresa se comprometeram a iniciar a negociação para a próxima data-base com antecedência mínima de 30 dias, no MPT.

Segundo informações repassadas pelo sindicato laboral, os trabalhadores já voltaram ao trabalho.

Nos siga no Google Notícias