ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Trailer faz até às 16h teste rápido de HIV na Barão do Rio Branco

Viviane Oliveira e Flávia Lima | 01/12/2015 11:21
Tailer  deve ficar no local até às 16. A partir dos 13 anos de idade, qualquer pessoa pode fazer o teste. (Foto: Fernando Antunes)
Tailer deve ficar no local até às 16. A partir dos 13 anos de idade, qualquer pessoa pode fazer o teste. (Foto: Fernando Antunes)

No dia mundial de luta contra Aids, a Sesau (Secretária Municipal de Saúde) colocou um trailer no Centro de Campo Grande, para fazer teste rápido de HIV. O atendimento acontece até às 16h de hoje (1º), na Rua Barão do Rio Branco, ao lado da loja Riachuelo. A partir dos 13 anos de idade, qualquer pessoa pode fazer o teste, que fica pronto em 15 minutos.

Conforme a enfermeira do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Mara Alice Bérgamo, antes de fazer o teste é preciso preencher formulário com dados, informações pessoais e da vida sexual. “É por ondem de chegada e para fazer o exame é necessário apenas um furo no dedo. A análise é feita no local mesmo”, explica. No total, oito profissionais da Sesau participam da ação. A expectativa é de que 200 a 300 pessoas façam o teste.

Se o resultado for positivo, a pessoa é encaminhada para que seja iniciado tratamento. Quem quiser fazer outro teste para confirmar, deve procurar o Hospital Dia ou o CTA, locais onde são realizados o tratamento. O teste é aconselhado à pessoas que tiveram relação sexual sem preservativo ou compartilhou agulhas há mais de 30 dias.

A preocupação, hoje, não é apenas com o grupo de risco, mas qualquer um pode contrair o HIV, independente da classe social e idade, por isso a importância de fazer o teste, recomenda a enfermeira. Ela ressalta também que cada organismo responde de uma forma diferente em relação ao HIV. “Tem organismo que demora até 5 anos para apresentar sintomas”.

Para aproveitar a oportunidade, as agentes de atendimento Miriam e Geise resolveram parar no trailer para fazer o teste rápido. “As pessoas tem receio em fazer, porque tem muito preconceito em volta da doença”, afirma Miriam. Já Geise anda prevenida com preservativo na bolsa.

Para fazer o exame é necessário apenas um furo no dedo(Foto: Fernando Antunes)
Para fazer o exame é necessário apenas um furo no dedo(Foto: Fernando Antunes)

Atendimento - Em Campo Grande, os testes rápidos podem ser feitos no Cedip, no Hospital Dia, no CTA, da prefeitura, que fica na Rua Anhanduí, s/n e na ATMS (Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul).

 O CTA funciona das 17h às 11h e das 13h às 17h. O telefone é o 3314-3450. No Cedip, as informações podem ser obtidas pelo telefone 3314 8289 e no Hospital Dia, pelo número 3345 3135.

Hoje, somente na Capital 61 pessoas na faixa etária de 35 a 49 estão infectadas com o vírus HIV e que já demonstram sinais da doença. Ao todo, se computadas todas as faixas etárias, esse número sobe para 151 pessoas, de acordo com dados do Programa Municipal de DST/Aids. 

Nos siga no Google Notícias