ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Transmissor de doenças, pombo gera 20 ocorrências mensais no CCZ

Fernanda Mathias | 06/05/2016 07:33
Atacados são pontos recorrentes de concentração de pombos (Foto: Direto das ruas)
Atacados são pontos recorrentes de concentração de pombos (Foto: Direto das ruas)

Todos os meses, o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) de Campo Grande registra ao menos 20 chamados, entre solicitações e denúncias, relacionados à presença de pombos em locais públicos e privados.

A coordenadora do órgão, Silvia Barbosa do Carmo, ressalta que a população deve denunciar a presença das aves que podem ser propagadoras de doenças, como a toxoplasmose, além de vírus e bactérias.

“O desafio de Campo Grande são as estruturas altas. Todos os bairros têm uma escola, um ginásio ou um prédio que tem edificações favoráveis ao alojamento das pombas e também aglomeração de pessoas que provêm alimentos”.

A vedação das vigas é uma das formas de evitar o alojamento das pombas, ou mesmo instalação de espículas que dificultem o pouso nas estruturas. Em ginásios, que também são pontos críticos, a orientação é a varreção constante para retirada de restos de alimentos. Outros pontos de concentração recorrentes são os grandes atacados.

As denúncias de presença de pombos podem ser feitas pelo telefone 3313-5000. As equipes de fiscalização seguem aos locais para constatação e orientação do responsável e, se o problema não for sanado, há sujeição à multa.

Seminário - Em setembro do ano passado, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), promoveu um seminário com foco na questão jurídica relacionada aos crimes ambientais e em relação às empresas que se utilizam de métodos ilegais para exterminar as aves. Além disso, em discussão a criminalização de quem contribui para a proliferação das aves. 

De acordo com o CCZ, a alimentação voluntária é coibida sistematicamente. Pelo menos um caso é denunciado a cada mês.

Nos siga no Google Notícias