ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Tribunal de Justiça determina fim de greve de médicos na Capital

Lúcio Borges | 18/05/2015 19:25
"Sindicato não foi notificado e só após vai ser definido quais passos serão tomados.", diz presidente do Sinmed.
"Sindicato não foi notificado e só após vai ser definido quais passos serão tomados.", diz presidente do Sinmed.

O TJ-MS (Tribunal de Justiça de MS) acaba de determinar o fim da greve dos médicos de Campo Grande. O desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte acatou o pedido feito pela Prefeitura contra o Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), que apontou ‘ilegalidade e abusividade de greve’, e determinou a volta imediata dos profissionais ao trabalho. O não cumprimento da medida acarretará em multa diária de R$ 30 mil ao sindicato.

O Sinmed-MS mantém a paralisação por que não foi notificado oficialmente e após isto ainda avaliará qual posição tomar diante da decisão judicial. “O sindicato não foi notificado e só após receber documento vai ser definido quais passos serão tomados. Os médicos continuam paralisados hoje, amanhã, até serem notificados, afirmou o presidente do sindicato, Valdir Shigueiro Siroma. Ele apontou  apontou ainda, que a classe irá avaliar e se posicionar quanto as conseqüências de continuar ou não com o movimento, que é legitimo.

Os médicos decidiram entrar em greve no último dia 6 de maio, mantendo um número mínimo de 30% de profissionais para dar garantia ao atendimento básico para a população. Contudo, após cerca de uma semana, na última segunda-feira (11), os profissionais decidiram regressar 100% ao trabalho e manter “estado de greve”, como forma de demonstrar boa vontade com o Município e em respeito à população. Mas na noite de quinta-feira (14) decidiram em assembleia geral pelo retorno à greve a partir da sexta-feira (15). “Tentamos dar um voto de confiança para a prefeitura, mas nos parece que há um descaso por parte do administrativo municipal com a classe médica e com a sociedade. Foi firmado um compromisso diante o Ministério Público e simplesmente ignoraram, esta falta de responsabilidade é inconcebível”, declarou o presidente na última quinta-feira ao Campo Grande News.

Na decisão, assinada pelo desembargador Claudionor Duarte, a administração municipal argumentou que “a luta por melhores condições de trabalho não pode sobrepor-se ao direito constitucional à saúde previsto no art. 196 da Constituição Federal, que se harmoniza com o art. 2º do Código de Ética Médica, segundo o qual ‘o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional’”.

Outro lado

A prefeitura alega ainda que esteja aberta à negociação e já encaminhou duas propostas ao sindicato, a alteração da referência da categoria dos médicos e a proposta de revisão dos vencimentos básicos das categorias, com base na meritocracia, produtividade, especialidades e demais especificidades da profissão. Contudo, a administração municipal alega que não tem condições de conceder o reajuste pedido pela categoria, e ainda cortou gratificações e diminui o número de plantões que cada profissional tinha direito. Agora, cada médico pode fazer até 18 plantões de 12 para o município.

Hoje, nova reunião entre Sinmed-MS e MPE (Ministério Público Estadual) realizada ao longo desta segunda-feira (18) terminou, mais uma vez, sem uma solução para o fim da greve na rede pública de saúde da Capital. Sem acordo, os médicos mantêm a paralisação que chega ao quarto dia e na ponta deste impasse estão aproximadamente 2,8 mil pessoas que deixam de ser atendidas por dia.

Segundo a assessoria de imprensa do Sinmed-MS, novamente, a ausência de representantes das secretarias de Finanças e Administração impediu que as partes chegassem a um “acordo”, no entanto, a Prefeitura se comprometeu a apresentar uma proposta concreta para a categoria nesta terça-feira (19) até às 16 hora.

Por parte dos médicos, ficou garantido a manutenção de 50% dos funcionários nos casos de urgência e emergência nas UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e CRS's (Centros Regionais de Saúde).

Nos siga no Google Notícias