ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Tribunal Eleitoral realiza campanha de doação de sangue para o Hemosul

Raiza Calixto | 06/05/2015 15:05
A expectativa da campanha é arrecadar 100 doações.(Foto: Divulgação)
A expectativa da campanha é arrecadar 100 doações.(Foto: Divulgação)

Devido a reforma de expansão, o Hemosul de Campo Grande tem recebido  100 doações de sangue por dia, o que equivale a metade das doações que recebiam antes da construção. Para receber o público doador, o Hemosul divide os atendimentos, entre o Hospital Universitário, Santa Casa, Hospital Regional e a unidade móvel que é responsável por arrecadações em campanhas e atendimento ao interior.

Os tipos O + e O – estão em falta nos estoques e para contribuir com essa demanda, funcionários do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) se uniram ao Tribunal de Justiça, de contas e Justiça Federal para realizar na tarde desta quarta-feira (06) uma campanha de doação de sangue. A mobilização teve início ás 12h30 e seguirá até 16h30, na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 23, no Parque dos Poderes. A expectativa é que 100 funcionários realizem as doações.

Viviane de Paula é assessora de politica de saúde do TRE e enfermeira, por conhecer a necessidade de doações constantes do Hemosul, teve a ideia da campanha. "Doar sangue significa um gesto de solidariedade com a vida do próximo, é caridade. Todos deveriam doar”.

Luciana Alencar é secretária no TRE, e realizou a primeira doação de sangue nesta campanha. Segundo ela, a correria do dia a dia dificulta muito o deslocamento até os centros, mas a visita da unidade móvel inspirou a secretária que pretende continuar realizando as doações. "O Hemosul convida a população constantemente através da imprensa, para realizar essas doações, e quando temos essa oportunidade, não custa nada dedicar 15 ou 20 minutos, afinal esse gesto pode salvar vidas”.

Para doar sangue é preciso estar munido de documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, o doador precisa ter no mínimo 55 kg para melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador, os homem podem doar sangue até quatro vezes no ano com intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem realizar a doação até três vezes ao ano com intervalo de três meses.

Portadores de doenças hematológicas, cardíacas, renais,pulmonares, hepáticas,autoimunes,diabetes,hipertireoidismo,hanseníase,tuberculose, câncer,sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue não podem doar sangue.

Mais informações sobe doações de sangue,é indicado entrar em contato com o Hemosul através dos telefones (67)3312-1539 ou (67)3312-1558.

Nos siga no Google Notícias