ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Troca de horários de voos pode resolver falta de táxi no aeroporto

Ricardo Campos Jr. | 01/11/2015 08:27
Durante a chegada de dois voos, quantidade de táxis foi suficiente para embarcar todos os passageiros (Foto: Gerson Walber)
Durante a chegada de dois voos, quantidade de táxis foi suficiente para embarcar todos os passageiros (Foto: Gerson Walber)
Tempo de espera por táxi no aeroporto gera controvérsias (Foto: Gerson Walber)
Tempo de espera por táxi no aeroporto gera controvérsias (Foto: Gerson Walber)

Encontrar um táxi durante à tarde no Aeroporto Internacional de Campo Grande já não é mais problema. Com o remanejamento de alguns voos por parte das companhias aéreas, o grande fluxo de três ou mais aeronaves chegando ao mesmo tempo tem sido durante a noite. O Campo Grande News esteve no local nesta terça-feira (27) e acompanhou o desembarque de passageiros de dois aviões, um da TAM e outro da Azul. Ao contrário do registrado em situação semelhante a alguns meses, a quantia de automóveis foi suficiente para escoar a demanda.

O taxista Altair Almeida da Costa, 62 anos, afirma que existem 38 carros atendendo o aeroporto. Essa quantia, segundo ele, consegue tranquilamente dar conta de encaminhar todos os clientes de até três voos simultâneos. Quando há acúmulo de pousos, o tempo máximo de espera é de 15 minutos.

“Mudam muito os horários dos voos. Entre 20h50 e 22h chegam quatro juntos. O único problema é nesse horário. Falta carro, mas não é esse absurdo”, comenta o profissional. Na opinião dele, existem cidades no Brasil onde a espera é bem maior, como São Paulo.

A situação seria resolvida, segundo ele, se houvesse um entendimento por parte das aéreas em pulverizar os voos durante o dia, de forma que evitasse grande quantidade de pessoas chegando ao mesmo tempo. Além disso, a quantidade de usuários de táxi tem caído, conforme observa o motorista.

“O táxi não é mais prioridade. As pessoas pedem que alguém as busque, alugam carros e tem serviços de van que levam direto para os hotéis. Estamos trabalhando no vermelho há meses”, conta Costa.

Taxista diz que tempo de espera não é absurdo (Foto: Gerson Walber)
Taxista diz que tempo de espera não é absurdo (Foto: Gerson Walber)

Nivelando por baixo – O presidente do Sintáxi (Sindicato dos Taxistas de Campo Grande), Bernando Quartin Barrios, também compara a Capital com os grandes centros para justificar o tempo de espera, que segundo ele não passa de 20 minutos.

“O cidadão perde uma hora entre o desembarque, pegar bagagem na esteira e quer pegar o táxi em um minuto. Nós estamos trabalhando dentro de uma margem satisfatória”, opina.

Segundo ele, os profissionais ainda fazem o melhor que podem para a pouca infraestrutura que o aeródromo da cidade tem, onde o fluxo de táxis se mistura com os automóveis de pessoas buscando ou deixando parentes e amigos no local. O certo, segundo ele, era ter uma área maior destinada exclusivamente para a categoria e um acesso diferenciado.

Barrios também rebateu as declarações feitas vice-presidente da Assotáxi (Associação dos Taxistas Auxiliares de Campo Grande), Ezequiel Pedro de Moura, em audiência pública na Câmara Municipal. Na ocasião, ele disse que o presidente do sindicato impede e intimida os taxistas de outros pontos de pegar passageiro no aeroporto.

“Eu tenho poder de influência dentro da Agetran? Tenho o controle da guarda? Como que eu iria denunciar? A não ser que eu ficasse o dia inteiro lá com uma pessoa minha fazendo serviço de guarda. O problema é que eles querem trabalhar dentro do aeroporto estacionando em áreas irregulares. O taxista pode pegar corrida no aeroporto, o que não pode é ficar parado chamando passageiro”, afirma Barrios.

O sindicalista lembra que o valor da corrida partindo do aeroporto é diferenciada, pois os profissionais pagam uma mensalidade para a Infraero, além de terem obrigação de usar uniforme e fazer um curso na entidade aeroportuária para serem autorizados a operar naquele local.

Durante a noite e madrugada, grande quantidade de voos aumenta tempo de espera (Foto: Gerson Walber)
Durante a noite e madrugada, grande quantidade de voos aumenta tempo de espera (Foto: Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias