ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Tropa de Choque impede paralisação da obra do Aquário do Pantanal

Aline dos Santos e Francisco Júnior | 28/04/2014 07:48
Polícia acompanhou mobilização de grevistas em frente à obra do governo. (Foto: Marcelo Victor)
Polícia acompanhou mobilização de grevistas em frente à obra do governo. (Foto: Marcelo Victor)

Tropa de Choque, cavalaria e viatura da PM (Polícia Militar) montam guarda, desde as 5h30, em frente à obra do Aquário do Pantanal, executada pelo governo do Estado. No local, o comando de greve da construção civil faz uma manifestação.

De acordo com o comandante do Batalhão de Choque, Marcos Paulo Gimenez, a segurança reforçada é para garantir que os trabalhadores entrem, normalmente, na obra. O Aquário é alvo de uma força-tarefa para que fique pronto até outubro, quando se comemora o aniversário de Mato Grosso do Sul. A obra fica localizada na avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Orçado em R$ 100 milhões, o Aquário do Pantanal vai abrigar 24 tanques.

Com faixas da CUT (Central Única do Trabalhadores), Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário) e Fetracon ((Federação dos Trabalhadores da Indústria de Construção, Mobiliário e Montagem), o comando de greve distribui panfletos e fala aos trabalhadores por meio de um carro de som.

"Chegamos às 6h da manhã. Queremos informar a situação. Até queriam paralisar, mas se sentiram coagidos com a presença da polícia”, afirma o sindicalista Marcos Ribeiro Gonçalves. No Aquário, são 110 trabalhadores.

A greve começou na quarta-feira, dia 23, e hoje à tarde terá nova rodada de negociação no TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho). O sindicato patronal ofereceu reajuste de 6,78%, proposta recusada pelos grevistas. Nesta segunda-feira, a greve segue com mobilizações no Aquário do Pantanal e em obras da Plaenge, Brookfield e MRV. “Nos outros locais, não deu polícia”, diz Marcos Gonçalves.

Ele destaca que houve paralisação em uma empresa que fornece o concreto, o que deve forçar a suspensão do trabalho nas obras espalhadas pela cidade. A greve da construção civil tem a adesão de 15 mil operários em Campo Grande, número que representa 50% dos funcionários que trabalham em 400 obras.

Nos siga no Google Notícias