ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Um mês após início das aulas, professores já falam em nova greve

Natalia Yahn e Antonio Marques | 15/03/2016 09:50
Com cartazes e faixas, professores protestam em frente a Prefeitura. (Foto: Marcos Ermínio)
Com cartazes e faixas, professores protestam em frente a Prefeitura. (Foto: Marcos Ermínio)

Menos de um mês após o início das aulas da Reme (Rede Municipal de Educação) de Campo Grande, a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) já estuda iniciar uma greve por tempo indeterminado. A ameaça surgiu hoje (15) durante a manifestação da categoria, que está em frente à Prefeitura da Capital e pede uma reunião com o prefeito Alcides Bernal (PP).

As aulas tiveram início no dia 15 de fevereiro nas escolas e no dia 11 de fevereiro nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil), com 94 e 98 unidades respetivamente, e um total de 115 mil alunos (20 mil nas creches).

“Caso a negociação não avance e não sejamos recebidos, na quinta-feira (17) vamos nos reunir e votar o indicativo de greve. Em 2015 fizemos mais de 90 dias de greve e faremos outra se a lei não for cumprida”, disse o presidente da ACP, Lucílio Nobre.

O representante dos professores afirmou que já fora realizadas oito reuniões, desde o fim da grave do ano passado, em 24 de agosto. Na verdade, o movimento durou 77 dias, pois teve início em 25 de maio, e terminou sem que as exigências da categoria fossem atendidas.

Mesmo assim a ameaça de uma nova greve, que pode começar a partir da próxima semana, tem o apoio dos professores que estão na manifestação desta segunda-feira. “Demos apoio ao prefeito quando ele voltou e disse que ia cumprir a lei. Agora está dizendo que não vai, ele fez compromisso, demos o tempo necessário e agora estamos cobrando. Se tiver greve, vou apoiar sim”, afirmou a professora Marisa Xavier Costa, que tem 22 anos de profissão e atua na Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, no Jardim Aeroporto.

No alto do prédio, moradora mostra apoio ao protesto dos professores. (Foto: Marcos Ermínio)
No alto do prédio, moradora mostra apoio ao protesto dos professores. (Foto: Marcos Ermínio)

Enquanto a categoria fala em greve a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), chegou a manifestação e afirmou que o prefeito vai cumprir a lei. “Ele (Alcides Bernal) vai cumprir a lei sim. Os professores tem todo o respeito dele e Campo Grande está bem avançada em relação ao pagamento (do piso). Não vamos retroagir”. Após 20 minutos de espera dos professores ela foi até o gabinete de Bernal, que está na Prefeitura.

O secretário Municipal de Governo, Paulo Pedra, também falou com os professores e disse que a Administração Municipal fez esforço para pagar o 13° salário em 2015 e atualmente paga em dia os professores. “Estamos pagando salário antes do 5° dia útil. O prefeito já recebeu sete vezes e agora vai receber de novo. A negociação não está fechada”, disse Pedra.

A tenente da Polícia Militar, Fabrícia Flores, informou que a caminhada e a manifestação tem a participação de aproximadamente 800 professores. Na primeira contagem, realizada pela ACP, foi divulgado que apenas 250 professores participavam do protesto. Em Campo Grande, 20 escolas aderiram a greve e não funcionam hoje.

Ainda na porta da Prefeitura, o grupo quer recebido pela comissão de negociação da Administração Municipal, e em coro pedem para que o prefeito cumpra a Lei n° 4.511/2014. “Vamos continuar na luta até o fim, firme e forte, pelo cumprimento do piso e o reajuste. Se não cumprir a lei vamos apoiar a greve”, afirmou outra professora, Sirlene Aparecida de Farias, que trabalha na Escola Municipal Elízio Ramires Vieira, no Jardim Pênfigo.

Durante todo o trajeto da ACP – na Rua Sete de Setembro – até a sede da Prefeitura – na Avenida Afonso Pena – os professores ocuparam a via no sentido shopping Campo Grande, o trânsito ficou lento no local, mas a maioria das pessoas que transitavam e viram o protesto manifestavam apoio aos professores.

Pedido - Atualmente a categoria pede um reajuste de 13,01% relativo ao ano de 2015 e 11,36%, deste ano, somando um total de 24,37% e de acordo com o sindicato, não serão aceitas propostas abaixo desse índice. Além disso, a paralisação, determinada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), tem como objetivo a garantia dos direitos da classe e o aumento do piso salarial.

Nos siga no Google Notícias