ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Um mês após morte, polícia pede mais prazo e amigo suspeita de agiotagem

Guilherme Henri e Richelieu de Carlo | 20/10/2016 18:09
Alceu Bueno durante uma sessão da Câmara, quando ainda era vereador (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Alceu Bueno durante uma sessão da Câmara, quando ainda era vereador (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Após um mês da morte do ex-vereador Alceu Bueno, a Polícia Civil pediu mais 30 dias de prazo para concluir o inquérito e mantém as investigações sob sigilo. O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), suspeita de que o amigo tenha sido vítima de um acerto de contas com agiotas.

Alceu foi capturado e morto na noite do dia 20 de setembro, possivelmente logo após sair da empresa dele, o Depósito Bueno, na avenida Coronel Antonino. Mas, o cadáver carbonizado só foi encontrado na manhã do dia seguinte, na região do Parque dos Poderes.

De acordo com o delegado que está a cargo das investigações, Edilson Santos, do Garras (Delegacia Especializada a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), foram ouvidas aproximadamente 20 pessoas, sendo duas delas nesta quinta-feira (20).

“As investigações estão bem avançadas, porém o caso é um ‘quebra cabeça’ de alta complexidade. Aguardamos os resultados de alguns laudos e já temos nossas conclusões, no entanto, não revelaremos mais detalhes para que as investigações não sejam prejudicadas”, afirma o delegado ao ser questionado sobre se já foi encontrado algum indicio que o assassinato esteja ligado com o caso de exploração sexual, que Alceu esteve envolvido.

Equipe da perícia no local em que o corpo do ex-vereador foi encontrado carbonizado (Foto: Fernando Antunes)
Equipe da perícia no local em que o corpo do ex-vereador foi encontrado carbonizado (Foto: Fernando Antunes)

Segundo Edilson, são várias as linhas de investigação e a grande tarefa é saber com quem ele estava ou esteve na noite em que foi morto.

Agiotagem – Amigo de Alceu e de sua família, Carlão (PSB) disse em entrevista ao Campo Grande News, revelou que o ex-vereador pegava emprestado e também emprestava dinheiro. Esse, para ele, seria o principal motivo que pode ter levado alguém a matar ou mandar executar o amigo.

“A polícia investiga se o crime está ligado ao escândalo sexual que ele esteve envolvido, porém o caminho é outro. Alceu também estava envolvido com negociações de terrenos sem documentação”, revela o vereador.

Ainda segundo ele, o fato de o caso ter caído no esquecimento da população também causa estranheza considerando a forma brutal com que foi cometida. “Éramos bem próximos, pois meu eleitorado é da mesma região que era o dele, o Nova Lima. Fui um dos que mais senti sua morte”, desabafa.

Delegado que comanda as investigações do caso, Edilson dos Santos (Foto: Guilherme Henri)
Delegado que comanda as investigações do caso, Edilson dos Santos (Foto: Guilherme Henri)

Carbonizado - A princípio, Bueno passou o dia 20 na empresa dele. Conforme a família disse a polícia, o empresário deixou o depósito por volta das 21h30 e este também foi o horário do último contato que familiares tiveram com ele, por telefone.

O empresário dirigia seu veículo, um Land Rover, que não foi encontrado a princípio.
Ele foi morto por estrangulamento e a polícia acredita que o local onde o corpo foi encontrado foi utilizado só para a desova.

Vídeo – uma das primeiras provas analisadas pela Polícia Civil foi um vídeo que mostra o momento em que duas pessoas ateiam fogo no corpo do ex-vereador. As imagens são do circuito de câmeras de um condomínio ao lado do terreno baldio onde o corpo de ex-vereador foi abandonado.

Veículo do ex-vereador encontrado em Ponta Porã completamente queimado (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Veículo do ex-vereador encontrado em Ponta Porã completamente queimado (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Veículo – o veículo de Alceu foi encontrado no dia 23 de setembro, em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande. O Land Rover Freelander 2 estava completamente queimado, o que dificultou a identificação de imediato.

Inquérito para apurar homicídio doloso e ocultação de cadáver continua aberto. Ninguém foi preso ainda.

Exploração sexual - Alceu Bueno foi condenado em dezembro do ano passado, a oito anos e dois meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de exploração sexual de vulnerável, mas cumpria o processo em liberdade, enquanto aguarda o recurso da sua defesa.

Ele foi filmado por pelas duas meninas, de 15 anos, durante programa sexual. O vídeo foi usado, depois, para extorqui-lo.

O esquema se tornou público no dia 16 de abril de 2015, quando uma equipe da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) prendeu o ex-vereador Robson Martins e o empresário, Luciano Pageu, pelo crime de extorsão, por conta de denúncia feita por Bueno.

Nos siga no Google Notícias