ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Undokai tem futebol de autoridades e prefeito tocando trompete

Viviane Oliveira e Kleber Clajus | 25/05/2014 11:29
Crianças participam de competição. (Foto: Cleber Gellio)
Crianças participam de competição. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito aproveitou para tocar duas músicas e exercer seu lado músico durante o evento. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito aproveitou para tocar duas músicas e exercer seu lado músico durante o evento. (Foto: Cleber Gellio)

O tempo nublado e a manhã fria deste domingo (25), não desanimaram os participantes da 29º edição do Undokai, a tradicional gincana esportiva da colônia japonesa no clube da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira da Capital. Cerca de 2 mil pessoas são esperadas para o evento, que começou às 8h e vai até as 18h de hoje, com direito a música tocada pelo prefeito de Campo Grande e futebol das autoridades, no embalo da Copa do Mundo.

O governo do Estado investiu R$ 420 mil na reforma e manutenção da sede de campo da associação, na reforma dos banheiros, reestruturação hidráulica e a construção de duas quadras de tênis. Os trabalhos estão em andamento.

O prefeito Gilmar Olarte (PP), também compareceu na gincana junto com a esposa. Antes de tocar o hino do Brasil e do Japão, Gilmar pegou o trompete da banda da Base Aérea, que fazia a abertura, e tocou duas músicas, uma delas relacionada com a copa do mundo. “A história de Campo Grande se confunde com a da Colônia Japonesa”, afirma Olarte.

As autoridades participaram de uma competição que se chama Copa do Mundo. No jogo, eles colocam um cone no rosto e tem que completar um circuito guiando a bola. Quem chegar primeiro, ganha a prova. Como todo ano, quem ganhou a competição foi a equipe do governador André Puccinelli.

De acordo com as professoras Andreia Miti, 40 anos, e Priscila Okama, 43 anos, o tempo nublado favorece a participação e a única preocupação era com a chuva. “Esse momento é especial, pois garante a integração de saúde com o espírito de solidariedade”, diz Andreia. Ela acrescenta que o evento é a confraternização de gerações unidas.

Equipe do André Puccinelli ganhou a prova dos cones. (Foto: Cleber Gellio)
Equipe do André Puccinelli ganhou a prova dos cones. (Foto: Cleber Gellio)

Os prêmios das competições são simbólicos para os três primeiros colocados. Envolve artigos de higiene pessoal, materiais escolares e produtos alimentícios. “2014 é um ano simbólico para a colônia, pois completa seu centenário em Campo Grande”, destaca o presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato.

Ainda conforme Acelino, algumas tradições estão presentes no evento, como o Kifu – colaboração voluntária de dinheiro para o evento. Cerca de 300 pessoas trabalham na organização.

As provas são realizadas de acordo com a faixa etária. Elaine Matida Susuki, 34 anos, e o marido dela, o fisioterapeuta Kenji Suzuki, 36 anos, compareceram ao local junto com os filhos Luana, de 2 anos, e Jonas Kenzo, de 5 anos. Os dois pequenos competiram em uma corrida para crianças. “A nossa intenção é incentivar o trabalho em equipe”, explicam os pais. O casal morava no Japão e retornou para a Capital há quatro anos.

Presente no evento, o governador André Puccinelli (PMDB), lembrou que os japoneses auxiliaram muito na estruturação da nossa sociedade. “Eles têm uma tradição que respeita muito os velhos e as autoridades”, diz.

Nos siga no Google Notícias