ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Unidade móvel realizará exames para prevenção de tuberculose em presídios

Flávia Lima | 02/09/2015 13:07
Reunião entre representantes do governo e pesquisadores detalhou funcionamento da unidade móvel. (Foto:Divulgação)
Reunião entre representantes do governo e pesquisadores detalhou funcionamento da unidade móvel. (Foto:Divulgação)

Parceria entre o governo do Estado, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Fundação Oswaldo Cruz está possibilitando a montagem de uma unidade móvel equipada com raio-X digital e laboratório para atender os internos e servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul que poderão realizar exames que irão possibilitar o diagnóstico precoce da tuberculose. A ação, pioneira no país, servirá de referência para o Ministério da Saúde implantar unidades semelhantes em outros estados.

Considerada uma das principais preocupações de profissionais que atuam no setor de saúde prisional, a tuberculose tem alta incidência de transmissão nos presídios devido ao ambiente de confinamento e aglomeração, o que aumenta o risco de contágio da doença. O coordenador do projeto e pesquisador da UFGD e da FIOCRUZ, Júlio Croda, destaca que, com a unidade móvel, a intenção é que seja realizado o monitoramento ao menos uma vez por ano em todos os presídios.

“Queremos que as chances de tratamento e cura sejam maiores e mais efetivas”, informa o médico infectologista, que desde 2012 desenvolve projeto de combate à tuberculose em estabelecimentos penais do Estado.

A ação tem a participação de cinco pesquisadores, e conta com uma equipe formada por três médicos, oito enfermeiros e cerca de 30 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biotecnologia e Biologia.

Pela proposta, a Secretaria de Saúde do Estado ficará responsável por fornecer a estrutura de baú blindada, onde funcionará os laboratórios. O caminhão e os demais componentes serão fornecidos pelas universidades parceiras.

O projeto deverá entrar em funcionamento a partir de janeiro de 2016, com trabalhos realizados inicialmente nos estabelecimentos prisionais de Campo Grande e Dourados, que concentram o maior número de custodiados e servidores,

Nos siga no Google Notícias