ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Universidade adota medidas de segurança após suspeita de H1N1

Luciana Brazil | 29/05/2013 10:34
Janaína era estudante de Arquitetura.
Janaína era estudante de Arquitetura.

A sala de aula do curso de Arquitetura, na universidade Anhanguera Uniderp, onde estudava Janaina Sonsim, foi esterilizada, conforme a assessoria de comunicação da instituição. A jovem de 20 anos morreu no último sábado com suspeita de gripe H1N1.

Depois de passar por uma limpeza específica, a sala de aula continua a ser usada pelos alunos do 7° semestre, no período noturno. Ainda conforme a universidade, os estudantes que tiveram contato com a jovem foram orientados a procurar atendimento médico.

Janaína morreu no Proncor, onde foi atendida na noite de sábado, com fortes dores nas costas e dificuldade para respirar.

O infectologista do Hospital Universitário (HU) de Campo Grande, Rivaldo Cunha, ressaltou que familiares ou amigos de Janaína só devem procurar uma unidade de saúde, caso tenham alguma manifestação clínica. “Se a pessoa teve contato com a jovem uma semana antes do óbito e não está sentindo nada agora, não tem porquê procurar ajuda médica”.

Quando há contato com a pessoa infectada, o médico explica que se pode fazer a profilaxia, porém, até 48 horas depois do contato com a pessoa contaminada. “Depois desse período de 48 horas não tem motivo para se fazer a profilaxia, que é feita com o medicamento Oseltamivir, um antiviral”.

A sala de aula da universidade só deveria ser isolada se existissem suspeitas de outras doenças, conforme avaliou o médico, no caso do H1N1 isso é desnecessário, afirma.

“Não é preciso fechar a sala, a não ser que se tenha outra suspeita que não seja a influenza. O vírus da gripe é um microorganismo intracelular. Ele morre quando resseca e isso acontece em questão de horas. Ele não fica quatro, cinco dias em uma maçaneta, por exemplo”.

O médico explica que não há motivo para pânico, inclusive entre os familiares. “Só é preciso se preocupar se a pessoas estiver sentido alguma coisa. É importante ter calma e tranquilidade para superar a dor”.

Rivaldo ainda lembra que a influenza pode se manifestar em muitas pessoas, mas sem levar a óbito. “Isso depende do organismo”.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) está aguardando o resultado da análise da amostra de material colhido no atendimento inicial feito a jovem. O resultado do exame deve sair em 20 dias, no máximo. Segundo a secretaria, o exame não está sendo feito no Estado, já que não há cadastro da vítima no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Com o exame laboratorial não será possível ter um resultado conclusivo, segundo a SES. Isso só seria possível com a necropsia, que não foi autorizada pela família de Janaína.

Segundo o Centro de Investigação Estratégica e Resposta Rápida em Vigilância da Saúde, o Proncor acionou a Sesau (Secretária Municipal de Saúde) logo após a morte da menina, e a Sesau orientou que o hospital realizasse a coleta do material para exame de necropsia, o que não foi autorizado pelos familiares.

Nos siga no Google Notícias