ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Urna dá defeito e votos são anulados, diz eleitora

Caroline Maldonado, Aline dos Santos e Liana Feitosa | 26/10/2014 11:55

Uma eleitora teve os votos para governador e presidente anulados ao tentar votar nesta manhã, na Escola Etálivio Pereira Martins, no bairro Monte Castelo. A técnica em ótica, Sueli dos Reis Santos, 42 anos, garante que digitou os números corretamente, mas na tela da urna apareceram números inválidos e nenhuma foto.

Por fim, o sistema eletrônico informou que a eleitora havia votado nulo. Sueli que fez questão de comparecer a sessão 219 para votar por volta das 7h30 ficou indignada com a situação e disse que outras duas pessoas também tiveram problemas para votar. Mas os mesários disseram a Sueli que após ela 90 pessoas votaram sem problemas, na mesma sessão.

A eleitora contou que colocou os números para governador e apareceu na tela um número diferente do votado e sem foto, mas ela apertou a tecla verde “confirma”, sem perceber o problema. Para presidente, ela conta que prestou mais atenção e depois de digitar novamente apareceu número inexistente e sem foto.

Sueli pediu ajuda a mesária que orientou a apertar a tecla “corrige”, mas a tecla confirmou o voto e informou que ela havia votado nulo. “Fiquei desesperada, ninguém podia fazer mais nada”, disse Sueli.

Os mesários telefonaram para o juiz eleitoral e uma técnica de informática foi até a sessão. Sueli disse que o máximo que conseguiu foi registrar reclamação em ata do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). “Fiz meu dever de cidadã. Me estressei tanto que tomei até um relaxante muscular. Ninguém sofreu tanto como eu para votar”, reclamou.

Segundo o TRE em casos como este, em que o eleitor se sente prejudicado, o primeiro passo é recorrer ao presidente da sessão e registrar a questão em ata. O cartório e o juiz eleitoral vão recolher essas atas e analisar o que ocorreu para tomar medidas devidas, conforme informou a assessoria de imprensa do tribunal.

Nos siga no Google Notícias