ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Usina de Triagem de Resíduos será inaugurada nessa sexta-feira

Unidade abrigará 400 catadores que atuavam no antigo lixão

Thiago de Souza | 13/08/2015 21:44
Usina poderá funcionar em três turnos e terá 96 estações de trabalho. (Foto: Divulgação/PMCG)
Usina poderá funcionar em três turnos e terá 96 estações de trabalho. (Foto: Divulgação/PMCG)

Será inaugurada nessa sexta-feira (14), a UTR (Unidade de Triagem de Resíduos), que abrigará os catadores de materiais recicláveis que atuavam no antigo lixão. Esses trabalhadores agora estão organizados em cooperativas.

Um dos objetivos da UTR é prover condições dignas de trabalho aos cerca de 400 catadores, oriundos do lixão de Campo Grande. Também será atendida uma demanda da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para gerar material reciclável suficiente aos trabalhadores, a Prefeitura Municipal teve de ampliar o serviço de coleta seletiva, que agora atinge 40 bairros e mais de 100 mil domicílios da Capital.

Segundo o executivo municipal, a UTR terá um sistema moderno de triagem, com vários galpões, banheiros, refeitórios, máquinas de prensa, empilhadeiras e quatro esteiras, com 24 estações de trabalho cada uma. A unidade terá suporte para funcionar em três turnos.

O prefeito Gilmar Olarte destacou que a UTR vai retirar catadores de uma área de transição, criada por ordem judicial, para que os trabalhadores não ficassem sem lugar para trabalhar enquanto a unidade era construída.

Os catadores receberam formação e treinamento para operar máquinas, gerenciar os espaços e ser organizar no sistema coletivo de trabalho.

Vida Nova 

Presidente de uma das cooperativas, Gilda Macedo é exemplo de sucesso. Ela já atua na UTR há quatro anos, tendo sido uma das primeiras a receber a capacitação da Funsat. "Nos cursos, nós aprendemos como funcionam as cooperativas, qual a importância do trabalho coletivo e também aprendemos a gerir nosso negócio. Com a cooperativa, nós somos os chefes", relata.

Nos siga no Google Notícias