ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Uso de cartão passa a ser obrigatório em mais 113 linhas a partir de segunda-feira

Francisco Júnior | 17/02/2012 08:47

A determinação está prevista em decreto que será publicado na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Município

A partir de segunda, mais 117 linhas passam a receber apenas cartão para pagamento da passagem. (Foto: João Garrigó)
A partir de segunda, mais 117 linhas passam a receber apenas cartão para pagamento da passagem. (Foto: João Garrigó)

A partir de segunda-feira (20) todos os 113 ônibus da linha azul passam a usar o cartão do passe de ônibus. A determinação está prevista em decreto publicado na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Município, mas não deve extinguir a circulação de dinheiro nos primeiros meses após a mudança.

Em agosto do ano passado, a prefeitura firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Estadual definindo um período de transição até acabar com a circulação de dinheiro nos ônibus. Nesse termo ficou definido que a partir de janeiro desse ano todos os veículos já estariam circulando como o cartão.

Segundo o diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade, as empresas estavam esperando a publicação do decreto para cumprir a medida, outras, coma a Jaguar, já circulavam com ônibus. "Hoje, ela (Jaguar) tem apenas 3% de dinheiro circulando nas linhas azuais", diz.

Ainda segundo ele, com a adequação das outras empresas, o objetivo é deixar de receber dinheiro nos veículos, mas não farão isso de 'uma hora para a outra'. "Nós devemos ficar mais alguns meses aceitando o pagamento em dinheiro", relata.

De acordo com Rudel, a população já assimilou a mudança, tanto assim, que embora 42% do sistema estivesse fora da obrigatoriedade, somente 10% dos usuários ainda pagam a passagem com dinheiro.

A mudança começou em agosto pelos ônibus articulados, implantado nas linhas troncais (ônibus que fazem a ligação entre os terminais), atingindo 70 linhas utilizadas diariamente por 52% dos 270 mil usuários.

Atualmente, passam pelo sistema 579.459 cartões, sendo 258.717 recarregáveis; 301.135 de vale-transporte e 19.607 de passe servidor.

“Temos hoje 800 pontos de recarga de créditos, que podem ser comprados também pela internet. Só nos quatro pontos Peg Fácil já em funcionamento, na Praça Ary Coelho e na Avenida Afonso Pena, diariamente embarcam 13.500 passageiros. Nos próximos 45 dias, começa a funcionar o ponto em frente do Shopping Campo Grande”, explica.

Para o presidente da Assetur, João Rezende, o grande ganho do uso de cartões, com redução do dinheiro em circulação nos ônibus, é a queda drástica no número de assaltos. Antes da entrada em funcionamento do sistema, eram registrados em média 50 assaltos a ônibus por mês, número que caiu para cinco ocorrências no mesmo período.

Nos siga no Google Notícias