ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Por dia, 17 motoristas são multados por falar ao celular dirigindo

Michel Faustino | 17/06/2016 14:10
Agentran iniciou campanha para alertar motoristas sobre os riscos do uso do aparelho celular no trânsito. (Foto: Divulgação)
Agentran iniciou campanha para alertar motoristas sobre os riscos do uso do aparelho celular no trânsito. (Foto: Divulgação)

O uso excessivo do celular em todos os ambientes tem se tornado cada vez mais comum e não é diferente no trânsito. Entretanto, fazer ou atender uma ligação, conferir o WhatsApp e outras redes sociais enquanto dirige representa uma ameaça à segurança, pois causa distração visual, manual e cognitiva. Uma olhadela nos smartphones pode causar acidentes e ser fatal.

Apesar de todos os alertas, somente este ano, cerca de 3,2 mil condutores foram multados por fazer uso de celular no trânsito em Campo Grande, o que representa aproximadamente 17 multas por dia, segundo dados da Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

No ano passado, levantamento da Agetran revela que de janeiro a dezembro, foram 294 mil multas aplicadas por várias infrações, destas 15 mil (5%) são referentes a celular no trânsito e 9 mil por falta de uso de cinto de segurança. Em 2016, foram ao todo 78 mil multas até agora, sendo 1,4 mil pelo não uso do cinto de segurança.

Celular x Trânsito - Além de atrapalhar o fluxo semafórico e pôr em risco quem transita pela via, a fração de segundos que o condutor perde ao digitar ou atender uma ligação no celular pode causar graves acidentes.

Estudo do NHTSA (Departamento de Trânsito dos Estados Unidos) revela que o condutor que faz uso de dispositivos móveis enquanto dirige tem aumentada em 400% a probabilidade de se envolver em acidentes.

Os estudos mostram que digitando texto ao volante as chances de acidente ampliam 23 vezes e falar enquanto dirige, o perigo de um desastre acontecer aumenta em seis vezes. O risco é muito maior do que o causado pela embriaguez ao conduzir.

Diante deste cenário, a Agetran iniciou uma campanha nesta semana para alertar sobre tais riscos. O diretor-presidente do órgão, Elidio Pinheiro, informou que na primeira fase da operação da campanha educativa em Campo Grande, além do uso de aparelhos celulares durante a condução de veículos, foi observado um alto índice da falta de uso do cinto de segurança.

O uso do item é obrigatório e indispensável, já que ele pode evitar, ou ao menos minimizar, ferimentos de acidentes graves como trauma craniano e lesão da medula, entre outros.

O diretor salienta que dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego apontam que com o cinto de segurança, a chance de uma dessas lesões em um acidente é de 45%. Se a pessoa estiver sem o cinto, o índice sobe para 75%.

“A prática da direção defensiva por parte dos condutores e o respeito e a consciência de todos os que utilizam as vias públicas farão com que o trânsito seja mais pacífico e os acidentes diminuam”, completou Elidio.

Nos siga no Google Notícias