ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Uso de protetor solar é indispensável diante das altas temperaturas na Capital

Problemas com o sol representam mais de um quarto dos atendimentos em consultório de dermatologista

Helton Verão | 09/10/2012 18:50
Adriana mostra o protetor fator 100 que carrega em sua bolsa (Foto: Rodrigo Pazinato)
Adriana mostra o protetor fator 100 que carrega em sua bolsa (Foto: Rodrigo Pazinato)

Apesar de ainda não atravessar o período sem chuvas que já enfrentou neste ano, cerca de 38 dias, os campo-grandenses têm enfrentado um calor escaldante, com médias de temperaturas por volta dos 35ºC. Blusas mais curtas, shorts e outros acessórios com cara de verão são adotados para refrescar o corpo nos últimos dias.

Apesar de tudo mais leve e parecer para o alivio do calor, os cuidados com a pele são essenciais, não importa se já teve problemas com ela, se é novo, branco, negro, magro ou gordo, o protetor de pele é indispensável para o clima que Mato Grosso do Sul tem.

“O uso do protetor solar é indispensável pra mim, tive problemas com a pele, estou com muitas manchas ainda de quando tudo se agravou. Carrego comigo sempre na bolsa, uso o fator 100, após o problema”, conta a técnica em enfermagem, Adriana Alves Silva, de 31 anos.

Segundo Adriana, só procurou uma dermatologista quando o problema se agravou, agora tem visita obrigatória a um profissional a cada três meses.

Com as grávidas o cuidado deve ser redobrado, afinal dependendo dos hormônios da mulher, os problemas com a pele podem ser graves, com surgimento de manchas e possíveis complicações a criança.

Ester teve problemas de manchas após a gravidez e a falta de cuidado com a pele (Foto: Rodrigo Pazinato)
Ester teve problemas de manchas após a gravidez e a falta de cuidado com a pele (Foto: Rodrigo Pazinato)

“Após a minha gravidez fui obrigada a procurar um dermatologista, antes não tinha o costume de usar o protetor para sair de casa. Fiquei com manchas após a gravidez, foi uma espécie de reação, isso já faz três anos. Atualmente uso protetor solar fator 50”, conta a operadora de caixa Ester da Silva, de 36 anos.

Quando a pergunta é feita aos homens, as respostas negativas são normais e o motivo sempre é o esquecimento. “Só uso quando vou na piscina e olhe lá. Não me lembro nunca de passar quando saio de casa”, conta o joalheiro de 52 anos, Edison Rosa.

A sorte de Edison de ainda não ter tido algum problema com a pele em sua idade, não se repete com uma grande parcela da população. É o que revela a dermatologista Elza Garcia da Silva.

“Um quarto dos pacientes que atendo são casos relacionados ao não uso do protetor solar e os efeitos do sol. Isso representa por mês cerca de 70 pacientes”, calcula a doutora.

Para a especialista, é indispensável o uso do protetor solar, não importa a raça, idade, tamanho, peso, enfim, use o filtro solar.

“Os problemas acontecem ou são mais constatados aos 30 anos de idade, e tem acontecido cada vez mais cedo. As pessoas mais brancas devem usar pelo menos um protetor de fator 30. Já os mais morenos, o ideal é o fator 15”, recomenda a dermatologista.

Os resultados da exposição ao sol podem ser a queimadura solar e a alergia a luz solar, quando a pessoa fica com manchas e "bolinhas" vermelhas por todo corpo.

Grávidas e crianças merecem um bom cuidado com a exposição ao sol, os mergulhos seja em piscina, rio ou praia, devem ser “regados” a muito protetor. “Para banho, no mínimo fator 30, a cada duas horas e depois que finaliza a atividade na água”, finaliza.

Previsão - Não chove “consideravelmente” em Campo Grande desde o último dia 2. A terça-feira (9) não diferente dos últimos dias, muito calor, com temperaturas na faixa dos 35ºC. A umidade relativa vai variar entre 33% e 62%. Ainda para esta noite, há possibilidade de chuva fraca.

Já para amanhã (10), a previsão é que ocorra chuva em qualquer horário do dia, com aproximadamente 21 mm. A umidade relativa ficará entre 44% e 72%, e a temperatura entre 22°C e 34°C.

Nos siga no Google Notícias