ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Vacinação contra gripe começa dia 30 de abril em Mato Grosso do Sul

Natalia Yahn | 29/03/2016 13:36
Idosos e gestantes fazem parte do grupo de risco e serão vacinados a partir do dia 30 de abril até 20 de maio. (Foto: Arquivo)
Idosos e gestantes fazem parte do grupo de risco e serão vacinados a partir do dia 30 de abril até 20 de maio. (Foto: Arquivo)

A Campanha Nacional de Imunização contra a influenza começa em Mato Grosso do Sul a partir do dia 30 de abril, quando também será o dia da mobilização conta a doença em todo o Brasil. A vacinação esta prevista para acontecer até o dia 20 de maio.

O Ministério da Saúde divulgou ontem (28) a relação de doses que serão enviadas para as cinco regiões do País. A previsão é de que 15 dias antes do início da campanha, 48% do total das doses – 25,6 milhões – sejam entregues em todo o País. O Centro-Oeste, ou seja, os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, vai receber mais de 1,8 milhão de doses. As vacinas serão enviadas a partir de 1° de abril, em três remessas até o dia 15, mas a entrega aos municípios é de responsabilidade da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O Estado já tem 60 casos notificados de H1N1 e H3N2 – também chamada de gripe suína –, além de uma morte em Corumbá – a 420 quilômetros da Capital –, desde o início do ano até o dia 16 de março. Os casos foram registrados entre 1° de janeiro e 16 de março. Mas, a partir do dia 2 de fevereiro foram 45 casos notificados em 43 dias, passaram de 15 para 60 - aumento de 75%.

O cronograma de distribuição aos estados é elaborado de acordo com a entrega da vacina (as doses serão enviadas em seis remessas) pelo laboratório produtor. O Ministério informou ainda que todos os estados serão abastecidos com Fosfato de Oseltamivir, medicamento para tratar a doença e que deve ser disponibilizado nas unidades de saúde para administração nas 48 horas do início dos sintomas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo que são as gestantes, idosos e pessoas com pelo menos duas patologias (por exemplo: hipertensão e diabete), as quais têm mais risco de adoecer.

No ano passado, a Campanha imunizou 84,3% do público-alvo, ultrapassando a meta de vacinar 80% do público alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.

O Ministério da Saúde alertou ainda que além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas.

Nos siga no Google Notícias