ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Veja em qual situação você pode denunciar um flanelinha à Polícia

Luana Rodrigues | 11/06/2015 12:21
"Flanelinha" de 33 anos, que preferiu não se identificar, exerce a função há mais de 8 anos (Foto: Marcelo Calazans)
"Flanelinha" de 33 anos, que preferiu não se identificar, exerce a função há mais de 8 anos (Foto: Marcelo Calazans)

Durante a noite de quarta-feira (10), nove "flanelinhas" foram detidos após ameaçarem fieis da Igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro e estudantes da Faculdade Facsul que estacionaram os veículos na região. A detenção foi justificada como exercício ilegal de profissão e perturbação da tranquilidade, apesar de não haver uma lei que regulamente a atividade.

Não há regulamentação municipal sobre a função, o que impede punições mais severas. O que existe é a Lei 6.242/1975, o exercício do trabalho de guardador e lavador autônomo de veículos automotores, em todo o território nacional, depende de registro na Delegacia Regional do Trabalho competente. O que permite o desempenho da atividade com registro, mas não significa que ela seja regulamentada como "profissão".

Em 2013, o STF (Superior Tribunal Federal) foi acionado para decidir se o "exercício ilegal da profissão de flanelinha" era motivo suficiente para aplicação do Direito Penal a três flanelinhas. Ao julgar o Habeas Corpus relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski, a 2ª Turma da Corte decidiu que não, e determinou a extinção do processo, porque não existe regulamentação da profissão.

Eduardo Lucas, 22 anos (Foto: Marcelo Calazans)
Eduardo Lucas, 22 anos (Foto: Marcelo Calazans)
Dorival Junior, de 23 anos (Foto: Marcelo Calazans)
Dorival Junior, de 23 anos (Foto: Marcelo Calazans)

O Supremo considerou que “não há como se admitir como típica a conduta de quem exerce a atividade de flanelinha sem preenchimento dos requisitos formais constantes em lei, por faltar-lhes os elementos da tipicidade e culpabilidade, essenciais para que determinada conduta seja considerada criminosa".

Isso significa que o exercício da função sem registro não é crime. Mesmo assim, uma pessoa pode denunciar essas pessoas por extorsão, por exemplo, quando é obrigada a dar dinheiro sob ameaça de danos aos veículos caso não pague ao flanelinha.

Para o vendedor Eduardo Lucas, 22 anos, por vezes, a presença de um "flanelinha" nos locais de estacionamento é "desagradável". "Eles são mal educados e agressivos, talvez se fossem mais atenciosos não haveria tanta reclamação ou problemas", afirma.

Exercendo a função há mais de oito anos, o "flanelinha" de 33 anos, que prefere não se identificar, considera que a ação de uma minoria, desqualifica e prejudica o bom trabalho realizados por muitos. "Existe muito preconceito, mas tem muita gente que age mal mesmo, quer obrigar a pessoa a pagar, ou cobrar um valor que não existe", conta.

Já Dorival Junior, de 23 anos, considera a atividade válida. "Tem muita gente que fica pedindo dinheiro na rua, sem trabalhar, acho que é um tipo de ganha pão honesto", afirmou.

Nos siga no Google Notícias