ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Vendedores ambulantes de terminais terão novo edital de cadastramento

Christiane Reis | 18/11/2016 14:25
Ambulantes comercializam diferentes produtos nos terminais. (Foto: Marcos Ermínio)
Ambulantes comercializam diferentes produtos nos terminais. (Foto: Marcos Ermínio)

A situação dos vendedores ambulantes que atuam nos terminais de Campo Grande ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (18), com publicação de portaria para iniciar processo de cadastramento. Segundo o município, na próxima semana já deve ser publicado novo edital para recadastramento e a situação deve ter um desfecho ainda este ano. A iniciativa atende recomendação do MPE (Ministério Público Estadual), após apontar falta de transparência no processo anterior.

Conforme portaria da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira, nova comissão foi designada para conduzir mais um edital de convocação, que vai definir quem poderá trabalhar nos locais.

A comissão terá cinco integrantes, sendo quatro servidores da Agetran e um representante da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos de Campo Grande. “A comissão deverá conduzir o novo edital, que deverá atender aos princípios constitucionais e administrativos que regem a administração pública”, conforme a portaria.

O diretor-presidente da Agetran, Elídio Pinheiro, não informou quando os integrantes da comissão devem se reunir para acertar detalhes do processo, mas estimou que este ano a situação dos vendedores ambulantes que trabalham nos terminais será resolvida.

“ Na semana que vem o novo edital já deve ser publicado, precisamos apenas revê-lo, acertar eventuais detalhes e dar andamento aos trâmites. Este ano ainda teremos tudo definido, tanto o recadastramento, quanto a distribuição dos ambulantes”, disse Elídio Pinheiro.

Os produtos ficam expostos nas plataformas dos terminais. (Foto: Júlia Kaifanny)
Os produtos ficam expostos nas plataformas dos terminais. (Foto: Júlia Kaifanny)

O caso – O MPE recomendou que um novo processo de cadastramento e distribuição fosse feito, pois considerou que no anterior não houve transparência, publicidade e participação social. Além disso, os ambulantes que atualmente trabalham nos terminais deveriam ser removidos dos locais.

O documento do MPE foi enviado à Agetran no 7 de outubro deste ano e estabeleceu prazo improrrogável de 30 dias, a partir do recebimento, para que a Agência atendesse as recomendações.
A reportagem não obteve da Agetran a informação sobre a data de recebimento do documento.

Na manhã desta sexta-feira (18), o Campo Grande News, percorreu terminais da cidade e constatou a grande preocupação dos trabalhadores com a revogação do cadastramento, o que foi feito na quinta-feira (17).

No Terminal General Osório os ambulantes foram pegos de surpresa. Eles não sabiam da publicação no Diogrande. O aposentado Valdivino Vida, de 78 anos, trabalha há 3 anos como ambulante no local. Ele disse que fez o cadastramento na Agetran e que espera não ser prejudicado.

"Se por acaso a Agetran mandar sair, vou sair porque a lei está para ser cumprida. Acho bom que as pessoas que não estejam regulares sejam retiradas".

Nos siga no Google Notícias