ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Vento danifica barracos de famílias acampadas no Jardim das Hortênsias

Gabriel Neris e Viviane Oliveira | 25/01/2013 17:19
Barracos foram levantados por moradores após chuva e ventania desta sexta-feira (Foto: Luciano Muta)
Barracos foram levantados por moradores após chuva e ventania desta sexta-feira (Foto: Luciano Muta)

Ventos de 49,7 km/h  danificaram barracos na área ocupada no Jardim das Hortênsias, na região sul de Campo Grande, nesta sexta-feira (25). Os moradores tiveram que passar toda a tarde arrumando lona e contaram com a ajuda de um morador, que doou um caminhão com pó de serra para ajudar a secar as moradias.

De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão, foram registrados 7,2 milímetros de chuva. A temperatura caiu de 28ºC para 24ºC.

Jaqueline Santos de Souza, de 28 anos, mora na área ocupada com o esposo e os filhos de sete, seis e três anos de idade. O marido é tratorista e está viajando a trabalho. A mulher e os três filhos estão no local desde a sexta-feira da semana passada.

Ela precisou da ajuda de vizinhos para arrumar a moradia, que foi danificada pelo vento. “Os vizinhos estão me ajudando a colocar o capim dentro de casa, molhou todo nosso barraco. Além de ter molhado, o vento levou. Com a ventania o barraco não aguentou”, comentou.

No barraco estava um colchão molhado e algumas panelas. Jaqueline conta que morava no bairro Aero Rancho, mas foi despejada do local.

Sandra Laura Rondon da Silva Camargo, de 27 anos, mora em outro barraco caído pelo vento e chuva com o filho de quatro anos. “Nós estamos vivendo em uma situação precária aqui, mas não vamos desistir enquanto o prefeito não vier falar com a gente”, comentou ao cobrar a presença do prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP).

Mulheres estão morando em área ocupada no Jardim das Hortênsias, em Campo Grande (Foto: Luciano Muta)
Mulheres estão morando em área ocupada no Jardim das Hortênsias, em Campo Grande (Foto: Luciano Muta)

“Todos nós temos inscrição na Emha (Agência Municipal de Habitação) e na Agehab (Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades). Não estamos aqui de brincadeira, nós estamos aqui porque precisamos. Não ia expor meu filho a esta situação se tivesse condições”, esbraveja Sandra.

Na área ocupada também moram Mariluce Procópio Borges, de 39 anos, com as filhas de 16 e 14 anos e a neta de um ano e meio. O chão do barraco da família foi coberto pelo pó de serra. O vento não destruiu o local, mas a chuva alagou o barraco. “A água entrou e molhou tudo. Uma pessoa solidária trouxe o caminhão com pó de serra”, lembrou.

A área invadida pelos moradores conta com cerca de 400 barracos no Jardim das Hortênsias. A área é uma das quatro ocupadas em Campo Grande, sobre as quais a Prefeitura já pediu a reintegração de posse e os despejos são aguardados.

Nos siga no Google Notícias