ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Vigia consegue converter benefício após sofrer tiro acidental na perna

Fabiano Arruda | 13/01/2012 18:57

A terceira Câmara Cível do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu converter, por unanimidade, o benefício de auxílio-doença para auxílio acidente a um vigia em Campo Grande.

O homem, que trabalhava para uma empresa de vigilância e segurança, sofreu, em agosto de 2005, disparo acidental de arma de fogo, o que resultou numa lesão no joelho direito.

Segundo informações do TJ/MS, por conta do acidente, ele recebeu dois auxílios-doença: um no período de agosto a novembro de 2005 e outro em fevereiro de 2006.

Após ser submetido a exame, laudo de médico perito apontou que o vigia apresentava incapacidade física parcial e que a sequela o incapacita para o desempenho da função, que, em sua natureza, exige permanecer a maior parte do tempo em pé.

Ainda conforme informações do Tribunal, o laudo indicou que o vigia não está totalmente incapacitado para toda e qualquer atividade de trabalho e apenas aos trabalhos que exigem grandes esforços.

O relator do processo, desembargador Marco André Nogueira Hanson, explicou que, por conta da sequela do acidente implicar redução na capacidade funcional que habitualmente exercia, o trabalhador então passa a ter direito ao auxílio-acidente.

Desta forma, para o magistrado, a vítima tem direito a este benefício e não para a concessão da aposentadoria por invalidez, “já que sua incapacidade era parcial e não total”.

Desta forma, ainda segundo informações do TJ/MS, a sentença de primeiro grau foi reformada para condenar o INSS ao pagamento do benefício auxílio-acidente em favor do vigia no percentual de 50% do salário de benefício, a contar do dia imediato ao da cessação do último auxílio-doença recebido até a véspera do início de qualquer aposentadoria ou até a data do óbito do segurado.

Nos siga no Google Notícias