ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Vítima vê tentativa de furto pela internet e chega antes da Polícia

Viviane Oliveira | 16/01/2013 20:06
Os bandidos tentando arrombar a porta. Eles só vão embora depois que o alarme dispara. (Foto: reprodução vídeo.
Os bandidos tentando arrombar a porta. Eles só vão embora depois que o alarme dispara. (Foto: reprodução vídeo.

Um morador do bairro Rita Vieira reclama da demora da Polícia Militar para atender uma ocorrência de furto no começo da tarde de ontem na rua Rotterdan, em Campo Grande. O administrador Fábio Mora, de 35 anos, viu a tentativa de furto pela internet e chegou em casa antes da Polícia Militar.

Fábio conta que estava no serviço quando tocou o alarme de casa pelo celular. Ao acessar as câmeras de segurança pela internet ele flagrou dois bandidos em uma bicicleta já na garagem.

Imediatamente foi acionada a Polícia que, segundo ele, demorou 40 minutos para chegar ao local. Resultado: os bandidos, que minutos antes haviam roubado a casa do vizinho, já tinham ido embora.

Fábio relata que acionou a Polícia do celular dele, às 14h55, e foi informado que seria encaminhada uma viatura imediatamente para o local. “Imagina meu desespero vendo pelas câmeras os ladrões na minha casa”, conta.

Apreensivo com a situação, Fábio pegou o carro e saiu em direção à residência dele. Ele trabalha na Enersul, na avenida Gury Marques saída para São Paulo, e levou 13 minutos para chegar na casa.

Quando ele chegou ao local viu os ladrões tentando arrombar a porta e a Polícia nada de chegar. “Eu investi R$ 7 mil em segurança particular, quando precisei da Polícia não fui atendido. Só não entrei na casa porque não tenho uma arma. Será que vou ter que comprar uma pistola?”, desabafa. Os ladrões só foram embora depois que o alarme da casa começou a disparar.

Após três ligações, uma viatura da PM chegou ao local 15h36, depois de 40 minutos da primeira ligação. Questionado, o policial disse para Fábio que havia sido acionado pelo Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) há 3 minutos.

Apesar de a casa não ter sido furtada, Fábio questiona o atendimento da Polícia. “No ano passado fiquei quase 46 minutos tentando ligar para a PM e só consegui no dia seguinte, quando fui informado que nos finais de semana tem três atendentes para uma população de 800 mil habitantes”, disse.

O Ciops informou que o caso foi repassado para a direção-geral, que vai verificar se a ocorrência existe e só depois irá se pronunciar. Ainda conforme o órgão, o tempo médio para atender uma ocorrência é de 10 a 15 minutos, porém uma viatura, que atende uma ocorrência por vez, só é acionada se estiver livre e conforme o grau de urgência. Não foi informado o número total de viaturas.

A ação dos bandidos foi filmada por uma câmera de segurança. Os ladrões deixam a bicicleta na frente e entram na garagem pelo portão de elevação. Um dos bandidos chuta a porta e só vão embora depois que o alarme da casa dispara. Assista ao vídeo;

Nos siga no Google Notícias