ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Cápsulas de calibres usados pela Polícia são encontradas em fazenda

Aline dos Santos | 03/06/2013 13:43
Área onde aconteceu conflito na quinta-feira (30). (Foto: João Garrigó)
Área onde aconteceu conflito na quinta-feira (30). (Foto: João Garrigó)
Indígenas velam Oziel Gabriel, 35 anos, morto durante conflito. (Foto: João Garrigó)
Indígenas velam Oziel Gabriel, 35 anos, morto durante conflito. (Foto: João Garrigó)

Cápsulas de três diferentes calibres foram encontradas na fazenda Buriti, local onde o índio Oziel Gabriel, de 35 anos, foi baleado. Ele foi ferido durante o cumprimento da decisão judicial de reintegração de posse e morreu, em seguida, no hospital beneficente Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia.

De acordo com o procurador Emerson Kalif Siqueira, do MPF (Ministério Público Federal), foram recolhidas casulas de calibre ponto 40, usualmente utilizada pela PM (Polícia Militar), 9 mm e ponto 45, utilizadas pela PF (Polícia Federal).
O MPF pediu uma nova autópsia no corpo, que foi realizada no último sábado. Vieram a Campo Grande um perito da polícia e outro da Secretaria Especial de Direitos Humanos. O novo procedimento tenta determinar que tipo de projétil atingiu a vítima.

O procurador afirmou que busca esclarecimento. “Em nota oficial, o governo diz que a PM só utilizou bala de borracha”, disse em entrevista no último sábado, durante reunião entre índios e fazendeiros no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Na quinta-feira, feriado de Corpus Cristhi, dia da reintegração e da morte o governo do Estaco veiculou nota apontando o uso de munição não letal. Na sexta-feira, o comandante da Cigcoe (Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), afirmou que este tipo de munição foi levada sim ao local da desocupação, porém não disse se foi utilizado ou não.

No dia da morte, o corpo seguiu direto do hospital para a Pax Bom Jesus, sem passar pelo IML (Instituto Médico Legal). A plantonista do IML não estava na cidade e viajou com a chave do local. Então, dois médicos foram à Pax.
Conforme o laudo, o óbito foi por choque hipovolêmico decorrente de ferimento por arma de fogo. Oziel foi atingido por um tiro no abdômen, a bala passou pelo fígado e o projétil saiu pelas costas.

Com os índios, a PF apreendeu armas artesanais, facões e duas espingardas. A fazenda Buriti foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. Mas a reintegração não foi cumprida e no dia 18 a decisão acabou suspensa até última quarta-feira, quando foi realizada audiência na Justiça Federal.

Sem acordo, a PF e a PM cumpriram a decisão. O confronto no campo durou nove horas, das 6h às 15h. Os índios atearam fogo a imóveis da fazenda, que pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha. Já no dia seguinte à desocupação, os terenas voltaram a Buriti.

Nos siga no Google Notícias