ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Captura de morcego com raiva deixa CCZ em alerta

Redação | 15/12/2008 17:12

A captura de um morcego com raiva deixou o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em alerta desde 9 de dezembro, data em que o animal foi encontrado no Bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. Equipes da unidade fazem a vacinação de todos os cães da região e orientam a população acerca dos riscos da doença.

Aproximadamente 15 equipes do CCZ percorrem o bairro. Vários carros da unidade espalhados pelo local também mudam a rotina na região. As atividades são desenvolvidas conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Servidores confirmaram que este mês houve aumento nas solicitações para captura de morcegos em vários pontos da cidade. Não é possível apontar a região recordista de pedidos.

De acordo com a técnica do setor no CCZ, Françoez Belchior, desde o início do ano, este é o quinto morcego contaminado capturado. Ela considera o número normal, entretanto, esclarece que a confirmação da doença é suficiente para motivar o reforço dos trabalhos no bairro.

Segundo a técnica, a tendência é aumentar o número de pedidos para captura de morcegos. Ela explica que a época é propícia porque crescem os atrativos para o morcego, que se alimenta de insetos.

Plantão - Françoez orienta às pessoas que encontrarem morcegos em casa que acionem o CCZ. Conforme a técnica, o Centro funciona das 6 horas às 23 horas, durante a semana, e das 7 horas às 23 horas nos fins de semana.

No entanto, somente animais caídos ou parados podem ser capturados.

Nos siga no Google Notícias