ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Caravana mobiliza prefeitos contra o trabalho infantil

Redação | 26/06/2009 16:42

Sensibilizar os prefeitos de 64 municípios de Mato Grosso do Sul para combaterem o trabalho infantil é a função da Caravana MS Contra o Trabalho Infantil, uma iniciativa da Delegacia Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, da Setas (Secretaria de Trabalho e Assistência Social), com apoio deoutras entidades.

Na tarde de hoje, os membros da Caravana se reuniram para uma analise das ações que tiveram início em 11 de maio. Segundo a coordenadora do projeto Regina Rupp Catarino, os prefeitos visitados até agora, dezoito no total, se mostraram muito sensibilizados e se comprometeram, publicamente, a implementarem e intensificarem as ações contra o trabalho infantil.

"Na Caravana, a intenção é de que os prefeitos ouçam, das crianças que já foram vítimas do trabalho infantil, o que elas esperam do poder público, para que eles possam erradicá-lo de seus municípios", detalha.

Dentre as ações sugeridas pela Caravana estão: vagas para 100% das crianças que precisam de creche, escolas de qualidade, programas de esporte e lazer fortalecimento dos conselhos tutelares. Contudo, a coordenadora ressalta que fica a critério da administração municipal decidir como enfrentar o problema.

"Onde nós chegamos a sociedade tem se envolvido, vereadores, representando o Poder Legislativo, promotores, juízes e membros dos conselhos tutelares participam dos atos e também se comprometem com a causa", relata.

Questionada sobre os outros quatorzes municípios que não aderiram à proposta da Caravana, Regina tem uma teoria. "Talvez eles não tenham entendido o espírito do projeto, pensando que iríamos fazer uma fiscalização. Não é este nosso objetivo. Mas estes, se quiserem integrar a Caravana, ainda há tempo", garante.

"Nós vamos aos municípios onde o prefeito tenha um compromisso com a erradicação do trabalho infantil", reforça.

Os relatos

Nos siga no Google Notícias