ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Carnaval 2013 foi o menos violento dos últimos anos, diz PM

Nadyenka Castro e Helton Verão | 13/02/2013 17:37
Blitz da Lei Seca, em Campo Grande. Uma das ações da PM durante o Carnaval. (Foto: João Garrigó)
Blitz da Lei Seca, em Campo Grande. Uma das ações da PM durante o Carnaval. (Foto: João Garrigó)

O Carnaval 2013 em Mato Grosso do Sul foi o menos violento dos últimos anos, conforme informações divulgadas pela PM (Polícia Militar) nesta quarta-feira. Para os militares, a redução na quantidade de ocorrências está relacionada à fiscalização, que neste ano foi voltada para a Lei Seca.

Conforme a PM, durante o planejamento da Operação Carnaval 2013 foram levadas em consideração informações sobre a ação do ano anterior. Observação que também contribuiu para o resultado positivo. Dois mil policiais militares trabalharam em todo Mato Grosso do Sul.

“Foi a operação Carnaval mais tranquila, com menos ocorrência”, declarou o comandante da PM (Polícia Militar), coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Capital - Em Campo Grande foram sete ocorrências nos locais de concentração de foliões. Três na avenida Fernando Correa da Costa (desacato, desobediência e porte de drogas) e os demais na Praça do Papa, nessa terça-feira, último dia do Desfile das Escolas de Samba (tráfico de drogas, desacato e desobediência)

Duzentos policiais se revezaram no trabalho nos locais de folia pública. Foram 50 militares nos dias de desfiles; 140 por dia na Fernando Correa da Costa, sendo 25 nas matinês; 45 nos blocos e 25 na apuração do resultado dos desfiles.

De acordo com a PM, nestes locais houve redução de crimes em relação ao ano passado. Furtos: 1,16% a menos e 50% a menos de homicídios. Aumentou o caso de roubos: 16%.

Interior – No ano passado foram registrados cinco óbitos durante o período de Carnaval. Neste, nenhum. Em Corumbá, foram apreendidas 20 armas brancas.

A ação da PM no interior ficou focada nos municípios com maior concentração de foliões, entre eles Corumbá, Fátima do Sul, Paranaíba e Rio Verde.

Houve vários flagrantes de pesca predatória, que, somados, registram R$ 180 mil em multas emitidas.

Trânsito – Na Capital, foram dois óbitos. Os únicos no Estado, segundo a PM. Foram registrados, em Mato Grosso do Sul, 24 casos de crimes de trânsito, no total de 24.550 veículos fiscalizados. Destes, 68 foram apreendidos. Duzentos e oitenta e nove autos de infração foram emitidos.

Nas rodovias estaduais, “os resultados são dignos de se comemorar, afinal, diminuiu 58% os acidentes”, resumiu o comandante do 14º BPMRv (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária), tenente-coronel Jonildo Theodoro de Oliveira.

Segundo ele, em 2012 foram 31 acidentes com cinco mortes e neste, 13, todos sem óbitos. De acordo com o tenente-coronel, ano passado, os acidentes resultaram em 30 vítimas – sem gravidade – e neste, seis.

Para Jonildo, “isso é um somatório da rigidez da Lei Seca, fiscalização e prevenção”. Um motorista foi preso por embriaguez, em Sidrolândia.

Nos siga no Google Notícias