ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Cartórios acompanharão venda de veículos em tempo real

Redação | 30/04/2009 18:52

Os cartórios de notas, localizados em Mato Grosso do Sul, poderão acompanhar, a partir de agora, a comunicação de venda de veículos em tempo real. A decisão foi decretada pela Corregedoria-Geral de Justiça, através da criação do sistema Comven (Comunicação Eletrônica de Venda de Veículos).

As informações relacionadas à decisão e operação do novo sistema eletrônico foram publicadas no Diário da Justiça de segunda-feira (27). A operacionalização desta ação será realizada pela Febranor (Federação Brasileira de Notários e Registradores) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), através do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), com apoio da Anoreg Brasil e MS (Associação dos Notários e Registradores).

O sistema interliga os cartórios e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). No exato momento em que o cartório reconhecer firma no documento de venda do carro, essa negociação será comunicada eletronicamente ao Detran.

No sistema atual, enquanto o vendedor não comunica a venda acaba ficando responsável pelas multas e outros encargos que recaírem sobre o veículo até a transferência dele pelo comprador.

O juiz auxiliar da Corregedoria, Ruy Celso Barbosa Florence, explica que um sistema eletrônico de comunicação de venda de veículos ao Detran, a partir do reconhecimento da firma do vendedor pelo cartório em tempo real, resultará em mais segurança às transações.

Segundo o magistrado, é obrigação do vendedor, em um prazo de 30 dias, encaminhar cópia do comprovante de transferência ao órgão, contudo nem sempre todas as pessoas cumprem a obrigação. Benefícios como garantia ao comprador sobre a autenticidade do veículo adquirido serão disponibilizados pelo novo sistema.

Nos siga no Google Notícias