ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Caso do leão maltratado faz Duarte cobrar lei do circo

Redação | 06/07/2009 17:57

O caso do leão apreendido em São Gabriel do Oeste no último sábado, por sofrer maus tratos, fez com que o deputado Paulo Duarte (PT) viesse a cobrar a aplicação da lei estadual 3.642, de 6 de fevereiro deste ano, que proíbe apresentações de animais em circo. Conforme o petista, a lei não está sendo cumprida no Estado.

Por conta do caso, Duarte vai encaminhar, nesta semana, uma indicação ao MPE (Ministério Público Estadual) solicitando que o órgão passe a cobrar das prefeituras o cumprimento da lei. Conforme o parlamentar, "o objetivo é impedir que ocorra exemplos como este de São Gabriel".

O proprietário do circo Barnus, Valmire Alves Teixeira, 59 anos, recebeu multa de R$ 2,5 mil do Ibama (Instituto Brasileiro Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). Ele também responderá por crime de infiel depositário deste e de mais outro leão, que teria sido abandonado pelo Brasil durante uma viagem do circo.

Há poucos dias, numa apresentação em Rio Verde, o circo havia sido multado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em cerca de R$ 3 mil, por falta de documentação. O animal de dois metros e meio foi encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, e foi colocado em uma jaula quatro vezes maior que a do circo em que era maltratado.

Lei

Nos siga no Google Notícias