ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Casos de gripe caem, mas esforços agora serão contra o Aedes aegypti

Christiane Reis | 09/09/2016 18:21

Mato Grosso do Sul registrou sete casos de gripe H1N1 no mês de setembro, bem abaixo do pico do ano foi, que foi o mês de junho, quando foram registrados 468 casos confirmados. De lá para cá, os números estão em queda, com 110 casos em julho e 22 em agosto.

As informações constam em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na quinta-feira (8).

O boletim também traz o registro de duas mortes, ocorridas no mês de agosto, sendo uma em Costa Rica e outra em Ribas do Rio Pardo. Porém os municípios informaram o ocorrido tardiamente, ou seja, eles não necessariamente ocorreram dentro do período considerado no boletim, que é o começo de setembro.

Para o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, os casos de gripe estão decrescendo como o esperado. “Todo ano ocorre um pico geralmente no mês de junho , às vezes ocorre um pouco mais cedo, às vezes mais tarde. Este ano não tivemos extensão maior no número de casos”, disse.

Ele salientou que agora toda a atenção está voltada ao combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Temos uma campanha grande para ser lançada de forma antecipada, inclusive, para conscientizarmos as pessoas a cuidarem dos seus espaços e assim eliminarmos os ovos do mosquito transmissor”.

Com o alto índice de notificações registrado em 2016 (58.136 notificações) e com a queda das notificações devido ao frio, a maior preocupação está voltada aos ovos que foram depositados durante o período de alta incidência e que podem eclodir durante as chuvas.

Nos siga no Google Notícias