ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Casos de hepatite B e C crescem 22%; salões preocupam

Redação | 11/03/2009 08:31

Altamente transmissíveis, as hepatites virais tipo B e C têm avançado entre a população de Mato Grosso do Sul. Salões de beleza podem se tornar focos de proliferação, por isso é preciso estar atento à exposição, dar preferência a instrumentos próprios e verificar como é feita a esterilização nos estabelecimentos.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, os casos notificados destes tipos de hepatite no ano passado totalizaram 555, o que corresponde a um aumento de 22% em relação a 2007, quando foram feitas 453 notificações. Neste ano já há 74 fichas de notificações de hepatite C e B.

A hepatite B é transmitida pelo sangue e pela relação sexual. A tipo C tem transmissão sanguínea. Ambas são as formas mais ofensivas de hepatite, porque em estágio avançado e sem o tratamento adequado podem provocar lesões no fígado, cirrose e até mesmo câncer.

A doença preocupa por ser altamente infecciosa, sua transmissibilidade é 30 vezes maior do que o vírus HIV, compara Clarice Souza Pinto, gerente técnica estadual do Programa de DST Aids e Hepatites Virais.

Quem se expõe deve fazer exame, que é oferecido na rede pública, porque o tratamento precoce é fundamental e em 70% dos casos os sintomas da hepatite só aparecem quando já há lesões no fígado, de 10 a 20 anos após a contaminação.

Salões de beleza

Nos siga no Google Notícias