ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Casos de picada de serpente aumentaram nos últimos três meses

Fernanda França | 07/12/2010 13:41

Civitox faz alerta para população tomar cuidados específicos

O número de casos de picadas de serpentes tem aumentado gradativamente nos últimos três meses. Segundo o Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), ao todo foram 41 ocorrências.

Segundo a farmacêutica do Civitox, Suelen Trentim, entre os episódios de intoxicação que o órgão atende em todo o Estado, a preocupação nesse período chuvoso é principalmente com o aparecimento de serpentes.

As ocorrências de picada nessa época aumentam devido à fase de reprodução do animal. “Além da reprodução, esse período chuvoso provoca o acúmulo de água, deixando esses animais desalojados”, observou.

No último mês, foram monitorados pelo Civitox 18 casos de picadas de serpente em todo o Mato Grosso do Sul. Deste total, dois pacientes foram picados por cascavéis e cinco por jararacas.

Conforme dados do Centro Integrado, a maioria dos casos ocorreu na zona rural.

Conforme a farmacêutica, a maioria das vezes o paciente é picado nas pernas e no pé.

“Os casos que caracterizam as picadas são de pessoas que pisam no animal sem perceber. Uma das orientações é evitar o acúmulo de lixo e entulho, não andar descalço e sempre prestar atenção onde está pisando”, detalhou.

Suelen lembra principalmente sobre a necessidade do uso de calçados fechados, de preferência de botas, sobretudo em chácaras, fazendas ou lugares com vegetação alta.

Nesse período de chuvas, além de cuidados com serpentes, a população deve estar atenta com outros animais peçonhentos como escorpiões, aranhas, cobras, lacraias e alguns tipos de lagartas.

O Civitox está disponível para informações 24 horas pelo telefone 0800 722 6001. O órgão está localizado na rua Joel Dibo 267, próximo à avenida Fernando Corrêa da Costa, no centro de Campo Grande.

Cuidados

O Civitox recomenda alguns procedimentos para o caso de picadas de serpentes.

O local deve ser lavado com água e sabão. Em qualquer situação, é de extrema importância que a pessoa procure o serviço de atendimento de saúde para receber os medicamentos corretos.

Para evitar picadas nos membros superiores, como por exemplo nos casos de manipulação de hortas, a recomendação é não colocar a mão em buracos e usar luvas grossas.

Caso o acidente aconteça, a orientação é permanecer com o membro elevado até os cuidados do médico.

Caso recente

Um menino de 10 anos foi picado por uma cascavel no início de novembro no assentamento Teijim, próximo a Nova Andradina.

Ele buscava tomate para a mãe na horta quando o acidente aconteceu. De acordo com informações de familiares, a cobra estava atrás de um portão, pronta para dar o bote. Apesar do susto, ele não ficou com sequelas.

Nos siga no Google Notícias