ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Cassems lança hoje projeto itinerante de prevenção ao câncer de mama

Marta Ferreira | 24/10/2011 18:56

-

A antiga máxima “se a montanha não vem até mim, eu vou até ela” vai ser levada ao pé da letra por um projeto que será lançado hoje pela Cassems, o plano de saúde do funcionalismo estadual, e o Hospital do Câncer. Trata-se do Ônibus da Saúde, que será lançado hoje, que, segundo a Cassems, é a maior unidade móvel de prevenção e tratamento do câncer no País.

Ônibus da Saúde percorrerá o Estado. A previsão é que sejam realizadas 12 mil consultas por mês, além de cinco mil procedimentos. Segundo o coordenador do projeto, o oncologista Fabrício Colacino, “mais da metade dos pacientes do interior fica sabendo tardiamente que está com câncer, e o ônibus tem a oportunidade de mudar essa história”.

A unidade itinerante de prevenção e tratamento de oncologia dividirá os atendimentos entre a população do interior do estado e os beneficiários Cassems desta região, podendo atender até 5 mil servidores públicos por ano.

De acordo com a Cassems, a parceria nasceu da necessidade de diagnóstico precoce da doença, que dá mais de 90% de chances de cura. De acordo com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, é relevante o crescimento nos números de beneficiárias com casos de câncer no útero e mama, e, na maior parte dos casos, são mulheres que não fizeram exames preventivos.

Segundo os dados do plano de saúde, dos quase mil tratamentos relacionados à doença em tratamento, cerca de 30% são vítimas do câncer de mama.

O ônibus - O veículo tem 4,32 metros de altura e 14 metros de comprimento, dividido entre a sala de exames, ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. Ele contará também com uma equipe de 12 profissionais, que participarão diretamente do atendimento, além de uma equipe com 70 pessoas cadastradas para dar suporte durante as viagens, em forma de rodízio.

Nos siga no Google Notícias