ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Católicos fazem Vigília Pascal neste Sábado de Aleluia

Redação | 11/04/2009 10:36

Sábado de Aleluia não é dia apenas de malhar o Judas, brincadeira conhecida na Semana Santa como lembrança sobre a traição que levou Cristo a ser crucificado. A principal celebração hoje entre os católicos é a Vigília Pascal. Nas paróquias de Campo Grande, a celebração começa às 20 horas e será longa.

Na Igreja Perpétuo Socorro, por exemplo, a previsão é de vigília até às 23h30.

O dia para os católicos é de silêncio, de preparação simbólica pela ressurreição de Jesus Cristo. A celebração é a principal das vigílias, representa a espera da vitória do senhor sobre a morte.

Também hoje, ocorre a bênção do fogo e da água, elementos que indicam a luz e a vida.

São quatro momentos: liturgia da luz, liturgia da palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística. Na liturgia da luz, os fiéis adoram Jesus ressuscitado. Em seguida, o Círio Pascal é aceso e representa Cristo como luz da humanidade.

O círio traz o desenho de uma cruz e os algarismos alfa e ômega, que representam Jesus como o princípio e o fim de todas as coisas.

Na liturgia da palavra, são proclamadas nove leituras, podendo-se reduzir para quatro (a missa convencional tem apenas três, do Antigo e do Novo testamentos).

Na liturgia do batismo, os fiéis renovam seu compromisso batismal. A liturgia da eucaristia é o momento em que os católicos dão graças pela Páscoa do Cristo e participam da comunhão.

O grande momento de confraternização é no Domingo de Páscoa. A palavra "páscoa" vem do hebreu "Peseach" e significa "passagem". Era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento.

Inicialmente, a Páscoa representava a passagem do Mar Vermelho, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, para escapar da escravidão.

Nos siga no Google Notícias