ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

CCZ faz arrastão contra dengue no Centro da Capital

Redação | 19/01/2010 09:58

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) iniciou hoje um arrastão de combate a dengue na região central de Campo Grande. De acordo com o órgão, a região que é formada por 13 grandes bairros teve o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, apontado pelo último Lira (Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti), acima de 1%, o que não era esperado.

Segundo o supervisor geral da área central do CCZ, Marcos Luís de Oliveira a estratégia de controle da doença foi organizar ações com atividades de limpeza, borrifações e pequenas palestras em toda região.

"Vamos entrar em todos os lugares: casas, comércio, terrenos baldios, órgão públicos, privados. Estamos com uma equipe completa então a meta é conseguir maior conscientização em todos os ambientes", afirma o supervisor.

O CCZ tem como parceria agentes de saúde, fiscais do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e agentes comunitários. Além disso, a equipe formada por mais de 50 profissionais é acompanhada pela Vigilância Sanitária que está notificando as visitas.

O bairro São Francisco é o primeiro a ser visitado pelos agentes por ter a maior concentração de focos de dengue. Os próximos bairros a serem visitados pelo arrastão durante a semana são Vila Planalto e Amambaí.

Atividades paralelas são desenvolvidas nos bairros Coophavila II, Jardim Tarumã e Aero Rancho que, de acordo com o secretário municipal de saúde Luís Henrique Mandetta, registram a maior quantidade de casos de dengue. Para cada 10 casos da doença na capital 7 estão em algum desses três bairros.

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que somente no último fim de semana foram notificados 463 casos de dengue em Campo Grande, o que contabiliza 1.538 notificações nos primeiros dezoito dias de janeiro.

Nos siga no Google Notícias