ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Celso de Mello relatará Adin da OAB contra horário do TJ

Redação | 23/08/2010 18:57

A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4450, com pedido de medida cautelar, ajuizada pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pela OAB/MS para questionar a Resolução 568/10 do TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul), terá no STF (Supremo Tribunal Federal) o ministro Celso de Mello como relator.

Por meio da Adin, a OAB contesta o ato do TJ, que alterou o horário da jornada de trabalho de seus servidores e, como consequência, o expediente forense no estado. Para a OAB, a Resolução ofendeu não só a competência do governador para a iniciativa de leis que regulamentem a jornada de trabalho dos servidores públicos, mas também a competência dos tribunais para elegerem seus órgãos diretivos e elaborarem seus regimentos internos.

A ação é assinada pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e pelo presidente da Seccional da OAB de Mato Grosso do Sul, Leonardo Duarte.

No entendimento da OAB Nacional, o ato do TJ viola os princípios constitucionais da Legalidade. Segundo Cavalcante, se a matéria somente poderia ser disciplinada mediante lei de exclusiva iniciativa do governador do estado, qualquer ato normativo do Poder Judiciário sul-mato-grossense se torna inconstitucional.

Outra incoerência estipulada pelo novo horário é que o projeto de lei enviado pelo TJ/MS à Assembleia Legislativa, com os mesmos fundamentos da Resolução, acabou sendo rejeitado pelos deputados, que consideraram a norma flagrantemente inconstitucional.

A Adin contra a Resolução que altera o expediente do Judiciário Estadual foi elaborada pelo advogado sul-mato-grossense Daniel Castro Gomes da Costa, com o auxílio do assessor jurídico do Conselho Federal da OAB, Oswaldo Pinheiro Ribeiro Júnior. (Com informações da OAB/MS).

Nos siga no Google Notícias