ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Censo da Bacia do Alto Paraguai seleciona coletores

Redação | 16/07/2010 21:57

Na última semana foi realizada a seleção dos coletores de dados que atuarão no projeto "Censo Estrutural da Pesca" na BAP (Bacia do Alto Paraguai). A iniciativa é do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) para desenvolver o Sinpesq (Sistema Nacional de Informações da Pesca e Aquicultura) e será realizado em todo o país a fim de obter informações sobre a pesca.

Esses dados serão utilizados no ordenamento, no fomento e no aprofundamento de pesquisas relativas à atividade. No estado, o projeto está sendo executado pela ONG Ecoa (Ecologia e Ação), em parceria com Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Federação, Colônias e Associações de Pescadores.

Todos os órgãos pretendem levantar informações sobre a atividade pesqueira nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Ladário, Miranda, Porto Murtinho e Terenos.

Ao todo, nove pessoas ligadas às comunidades pesqueiras trabalharão durante quatro meses aplicando questionários nas áreas onde as atividades pesqueiras são desenvolvidas. A meta é que os coletores entrevistem aproximadamente 80% dos pescadores, percorrendo também as regiões mais distantes destes municípios.

Entre outras ações, o Censo, em seu âmbito nacional, visa entender as características da produção industrial e artesanal e as diferenças entre a pesca marinha e de água doce, para que seja possível interpretar as particularidades de cada cenário e criar ações que promovam a sustentabilidade da pesca dentro das realidades regionais.

Conforme Bibiana Gindri, bióloga membro da Ecoa e supervisora do projeto, a ONG realizará, ainda este mês, um treinamento específico para o pessoal selecionado, onde o material de trabalho e de identificação do projeto será fornecido.

Nos siga no Google Notícias