ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Censo mostra dado positivo sobre sistema público de assistência social em MS

Marta Ferreira | 21/07/2011 15:40

Os números do Censo do Suas (Sistema Único de Assistência Social) referentes a 2010, divulgados hoje pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, apresentam Mato Grosso do Sul como o Estado com maior percentual de municípios que têm Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social). Os Centros são unidades públicas voltadas ao atendimento de média complexidade de famílias em situação de ameaça ou de violação de direitos.

É por meio desse sistema que famílias carentes podem, por exemplo, ter acesso aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Conforme o Censo, em Mato Grosso do Sul a estrutura está presente em 73% dos municípios. Só foi encontrado índice maior no Distrito Federal, de cem por cento, percentual que se explica pela estrutura administrativa da unidade federativa.

Os Creas são uma espécie de segundo degrau no Suas, sistema que reúne os serviços de proteção social oferecidos pelo Poder Público.

São oferecidos, segundo o Ministério, serviços de atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos ou famílias com um ou mais de seus membros envolvidos em situação de ameaça ou violação de direitos.

O censo-O monitoramento dos dados realizados é realizado anualmente desde 2007 para mapear as unidades públicas de atendimento e monitorar os serviços ofertados nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), a porta de entrada ao sistema de assistência social, e aos Creas.

Conforme os dados, o número de Cras aumentou de 4.195 unidades em 2007 para 6.801 em 2010 em todo o País. No mesmo período, o número de municípios que contam com pelo menos um Cras subiu de 3.159 para 4.720.

O maior crescimento (76%) foi nos municípios com até 20 mil habitantes. As grandes metrópoles registraram aumento de 24% na quantidade desses equipamentos públicos. Somente entre 2009 e 2010, mais de mil novas unidades do Cras foram implantadas no País.

Nos siga no Google Notícias