ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Centro de recuperação nega denúncias de insalubridade

Redação | 26/10/2009 18:18

O Centro Recomeçando, situado na zona rural de Campo Grande, que trabalha com a recuperação de adolescentes com dependência química, nega que os 14 garotos que estão no local estejam em condições insalubres.

O Campo Grande News esteve no local nesta tarde, mas não pôde conferir os alojamentos nem as instalações onde eles ficam. A justificativa é que a diretora da unidade não estava e por isso os funcionários não poderiam autorizar a entrada.

Para os dois trabalhadores que estavam no local, um educador e um agente patrimonial cedido para auxiliar na recuperação dos jovens, as denúncias de local inadequado e de insalubridade foram recebidas com 'surpresa'.

Isso porque, segundo eles, apesar de o local não ter instalações de luxo, nunca falta comida e os garotos têm toda a infra-estrutura necessária para ficar bem.

De acordo com o agente, que prefere não ser identificado, os adolescentes dormem em alojamento que conta com camas individuais. Cada um deles teria ainda um armário para guardar seus pertences. No local, a informação é de que uma vez por mês o centro é aberto para visitação das famílias.

Apesar de ter apenas dois funcionários no plantão, eles garantem que os garotos recebem acompanhamento de uma psicóloga e de uma assistente social.

Os adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos, confirmam as informações dadas pelos funcionários.

Com capacidade para atender a até 20 jovens, o centro é mantido pela Setas (Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social) e, de acordo com os funcionários, é o único que fornece atendimento gratuito na recuperação de dependentes químicos.

O grupo que recebe tratamento no local não é obrigado a cumprir os nove meses propostos. Se algum adolescente quiser ir embora, os responsáveis entram em contato com o Conselho Tutelar e eles podem retornar para sua cidade.

No centro, todos têm tarefas em rotina chamada de laborterapia. A intenção é fazer com que os jovens ajudem na manutenção do local e tenham com o que ocupar a cabeça. Os trabalhas são realizados no período da manhã.

Nos siga no Google Notícias